O Ano Internacional da Ciência Fundamental para o Desenvolvimento Sustentável - IYBSSD 2022 é um apelo à divulgação da investigação guiada pela curiosidade e ao seu papel criador para o desenvolvimento responsável.
Esta é uma resolução das Nações Unidas e da UNESCO para dar destaque ao papel da ciência na nossa sociedade.








Devido à importância das ciências fundamentais para lançar o pensamento racional e inovador, característico de uma sociedade com base no conhecimento, a Ciência Viva junta-se ao IYBSSD 2022 com uma programação alargada para diversos públicos, celebrada ao longo do ano em vários dias temáticos que abrangem várias áreas do conhecimento.



Próximas iniciativas


Esta é a data em que o holandês Anton van Leeuwenhoek, conhecido também por desenvolver os seus microscópios, enviou uma carta à Royal Society of London descrevendo pela primeira vez um microrganismo. Sendo o mundo muito mais do que se vê, em 2022 o Dia Internacional do Microrganismo será a oportunidade para discutir a ciência fundamental e melhorar o papel desta ciência no debate público.

ver mais

Dia Internacional do Microorganismo

17 de setembro

Não podemos alimentar o mundo sem agricultura, mas onde e como produzimos os alimentos é uma das maiores ameaças causadas pelo homem à biodiversidade e aos nossos ecossistemas. Neste dia iremos abordar a transformação do nosso sistema alimentar como forma de enfrentar os desafios globais.

Dia Mundial da Alimentação

16 de outubro

O Dia Internacional do Solo dará a conhecer a relação existente entre a diversidade do solo, os diferentes usos da terra e a presença de poluentes. Terá especial enfoque na educação ambiental e desenvolvimento da capacitação humana. A biodiversidade do solo mantém-nos vivos. É urgente cessar com a sua destruição.

Dia Internacional do Solo

5 de dezembro

O Ano Internacional das Ciências Fundamentais para o Desenvolvimento Sustentável incentivará o intercâmbio entre cientistas, da Geografia à Física, permitindo ver a montanha através dos olhos das diferentes ciências.

Dia Internacional das Montanhas

11 de dezembro

Iniciativas anteriores

As atividades humanas têm destruído ecossistemas importantes a um ritmo que levará 1 milhão de espécies à ameaça de extinção nas próximas décadas ou séculos. Nesta data iremos abordar como a inovação e o desenvolvimento económico poderão tornar a economia mais sustentável e diminuir a dependência da exploração de habitats.

ver mais

Dia Internacional da Diversidade Biológica

22 de maio

Celebramos o Dia Mundial da Terra discutindo o papel decisivo da ciência na perspetiva do investimento conjunto no caminho para a sustentabilidade planetária. O diálogo internacional para a implementação dos vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estará em destaque. Participe!

ver mais

Dia Mundial da Terra

22 e 23 de abril

Antecipamos o Dia Internacional do Pi e no dia 13 de março promovemos no Pavilhão do Conhecimento um programa com atividades que abordarão a ciência como um bem público global e o papel decisivo da matemática para compreender a ciência e o mundo onde vivemos.

ver mais

Dia Internacional do Pi

13 de março

O Pequeno Almoço Global das Mulheres pretende inspirar as gerações mais jovens, com destaque para as raparigas, a prosseguir carreiras científicas. Nesta data iremos promover uma conversa entre um conjunto de mulheres que trabalham na área da divulgação científica com os alunos da Escola Ciência Viva do Pavilhão do Conhecimento para abordar o tema de 2022: “Promover a Diversidade na Ciência”, fortalecendo a presença e visibilidade das mulheres.

Global Women’s Breakfast

16 de fevereiro


Entidades





O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Newsletter


Subscrever Subscrever

icom logo

icom logo