
YPSC.TRANSDUCTION
Exposição e espetáculo · Pavilhão do Conhecimento
De 1 a 6 de fevereiro 2022
A bailarina e coreógrafa Yola Pinto e o pianista e compositor Simão Costa celebram 10 anos de colaboração artística com a apresentação da nova criação conjunta “ENcode_we´ve got others under our skin” e a reprogramação da exposição c_Vib - cymatics Vibrating interacting Boards, que regressa ao Pavilhão do Conhecimento depois da estreia em 2011.
O espetáculo que une a dança e a música estreia a 5 de fevereiro, às 19.00, no Auditório José Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento. Toda a semana será dedicada à dupla de artistas que se apresenta sob o signo YPSC.TRANSDUCTION.

c_Vib - cymatics Vibrating interacting Boards de Yola e Simão Costa
De 1 a 6 de fevereiro 2022 | Átrio do Pavilhão do Conhecimento
Entrada Livre
O c_Vib é composto por quatro esculturas sonoras que o público é desafiado a ver, ouvir e tocar.
Chão, Arcos, Flor e Permanecer materializam o som, tornando-o palpável e sensível a ser escutado por outros sentidos que não só a audição.
Ações e som – cuidadosamente redescobertos para cada lugar – originam um discurso que vem revelar as esculturas não apenas enquanto instrumentos musicais, mas também como corpos de identidades próprias no espaço e detentores de fisicalidades igualmente distintas.

ENcode_we've got others under our skin de Yola Ponto e Simão Costa
5 de fevereiro 2022, 19.00 | Entrada Livre
Auditório José Mariano Gago | Pavilhão do Conhecimento
ENcode desdobra o modelo clássico da criação de um espetáculo na área transdisciplinar das artes performativas, reunindo artistas e instituições de Arte (música, artes performativas e artes visuais) e Ciência, que refletem, na sua diversidade, a abordagem transversal da pesquisa desta dupla de artistas.
O palco surge como se de uma sala de exposição se tratasse, na qual não há visitantes nem visitados, nem objetos nem sujeitos. Todos são e fazem parte de um mesmo ecossistema interdependente. Testa-se uma abordagem a um novo conceito de ecologia, enquanto ato colaborativo de todos os organismos que o constituem.

Nota: o acesso ao espetáculo requer a apresentação de um dos seguintes documentos:
- Certificado de vacinação, que ateste o esquema vacinal completo há, pelo menos, 14 dias;
- Certificado de testagem laboratorial, com resultado negativo (PCR realizado nas 72h anteriores ao espetáculo ou antigénio realizado nas 48h anteriores ao espetáculo);
- Certificado de recuperação, que ateste a recuperação de infeção por Covid há menos de 6 meses;
Os menores de 12 anos estão dispensados desta obrigação. Solicita-se aos espectadores que compareçam 30 minutos antes do início da sessão.
Partilhe a sua experiência nas redes sociais.
Use as hashtags #PaCo · #pavilhaodoconhecimento · #cienciaviva

