Escola Ciência Viva do Pavilhão do Conhecimento

A funcionar no Pavilhão do Conhecimento desde 2011, a Escola Ciência Viva é um Projeto Educativo da Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

É uma escola onde as crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico passam uma semana inteira de aulas num centro de ciência viva acompanhadas pelos seus docentes. Nestes espaços aplicamos os recursos da moderna museologia científica às orientações curriculares da educação pré-escolar e ao currículo do 1º ciclo do ensino básico, com um programa educativo que combina o trabalho prático e experimental da educação em ciências com o ambiente educativo característico de um Centro de Ciência.

Contamos com o apoio das instituições científicas e de ensino superior para estimular nos estudantes a autonomia, o pensamento crítico, o trabalho colaborativo e o gosto pela experimentação e descoberta.

Testemunhos

Na minha perspetiva, a semana passada na ECV foi muito importante pois a explicação e a associação às questões da sustentabilidade são sempre atuais. Sendo um tema trabalhado na turma onde sou titular, os dias passados na ECV foram muito úteis pois a expectativas estão a ser as melhores.

A Escola da Ciência Viva é uma experiência única para alunos e professores. É uma oportunidade de descobrir e explorar ciência num espaço museu muito apelativo e criativo. As atividades propostas são bem pensadas e levam as crianças a descobrir a ciência que está por detrás e como a ciência está em todos os aspetos da vida. Toda a equipa é muito simpática e recebe muito bem os novos alunos e professores. A semana na ECV é uma semana de aprendizagem ativa e de pura felicidade. A ECV é uma oportunidade de motivar e inspirar crianças a se tornarem as/ os cientistas da próxima geração.

O meu testemunho sobre as atividades desenvolvidas quer ao nível pedagógico, quer ao nível das expectativas superaram todas as curiosidades criadas. Todas as atividades e empenho aplicado por todos os intervenientes, aguçaram a curiosidade e o engenho em cada um dos mais pequenos. Apenas me resta agradecer, em nome de todos, pelo incentivo ao saber questionar, refletir e concluir.

A ida da turma da turma do 4º ano da Escola Básica Dom Luís da Cunha à Escola Ciência Viva foi muito enriquecedora e significativa, não só ao nível dos conteúdos que vão ao encontro das aprendizagens previstas no currículo, mas também ao nível das interações com os pares e com outros adultos que não conhecem. Tudo isto só é possível porque a Equipa da Escola Ciência Viva demonstra que sabe o que está a fazer, domina os conceitos inerentes a cada atividade que propõe aos alunos, ajudando-os a não perderem de vista o objetivo que deverão alcançar. Resta-me agradecer a forma simpática e afável com que fomos recebidos e fomos tratados ao longo da semana. E como disseram os meus alunos "todas as turmas deveriam ter a possibilidade de passar uma semana nesta Escola"! Obrigada!

Oiça aqui o hino da Escola Ciência Viva

A ECV em números

Alunos

Turmas

Escolas

Investigadores

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Subscrever newsletter Subscrever newsletter