A exposição

 

Alguns módulos interactivos do Pavilhão do Conhecimento puseram-se em fuga e estão espalhados por todo o edifício. Venha visitá-los antes que fujam.

Logo junto à bilheteira, pode puxar uma cadeira para descansar um pouco. Não me diga sente o mundo a crescer à sua volta? Hum? Não, na realidade, é a nossa mobília gigante que o faz sentir-se como se fosse uma criança de 3 anos. Não é bom mudar de perspectiva de vez em quando? Então experimente a anamorfose oblíqua no longo corredor escuro. Aqui é um cubo, ali já não é.

Ainda sente uma leve tontura? Suficientemente forte para não arriscar um passeio vertiginoso de bicicleta num cabo a seis metros do solo? Confie nas leis da física. Aqui, mesmo que quisesse cair, não iria conseguir!

Se realmente não caiu da bicicleta, olhe à sua volta no varandim. E que tal? Acha que consegue resolver alguns destes desafios? Pois é...estamos constantemente a ser confrontados com novos desafios. Estes impulsos podem ser problemas que nos causam prejuízos ou aborrecimentos, ou, por outro lado, poderão ser a oportunidade de fazer algo novo, diferente, inovador. Mas quem não gosta de um bom desafio?

Depois de uma visita ao Pavilhão, o mundo pode continuar a ser o mesmo, mas a forma como olhamos para ele é que não.

 
 
 
 

Bicicleta Voadora

Bicicleta Voadora


Já andou numa bicicleta a seis metros do chão?

Aceita o desafio?

Não se preocupe. Mesmo se tombar ligeiramente para um dos lados, a bicicleta não cai e mantém-se em equilíbrio. Todos os corpos são atraídos para a Terra pela força de gravidade e a bicicleta não é exceção. Esta bicicleta tem algo de especial: na parte inferior existe um contrapeso de 200 kg, muito mais pesado do que a bicicleta e o seu condutor. Por ser mais pesado, é o contrapeso que cai em direção ao solo, obrigando a bicicleta a ficar lá em cima. E assim, pode dar uma volta sem risco de cair









Ilusão da Espiral

Ilusão da Espiral


Afasta-te e fixa o centro da espiral em movimento durante pelo menos 20 segundos. Depois olha para a cara do teu amigo ou para a palma da tua mão.

O que acontece?

O nosso cérebro tem células especializadas em percepção do movimento. O movimento contínuo provoca o cansaço das células, levando-as a adaptar-se. Quando este movimento é interrompido, parece dar-se uma inversão da direcção deste. O mesmo acontece quando olhamos pela janela dum comboio ou dum carro. Quando o comboio pára, a paisagem parece deslocar-se na direcção oposta.Este fenómeno é conhecido por “ilusão de cascata”.




 
 

Harpa a Laser

Harpa a Laser



Toque esta harpa como se tivesse cordas. Quando “toca” num dos raios laser, que substituem as cordas, obtém uma nota. As notas são reproduções de sons de harpa que foram armazenados eletronicamente. Quando os dedos “soltam as cordas”, a nota faz-se ouvir.









Esfera de Plasma

Esfera de Plasma


Toque na esfera para activar as correntes de plasma. A esfera contém gás a baixa pressão. Neste circulam minúsculas correntes eléctricas que originam descargas luminosas de plasma. Se tocar na esfera, a corrente passará também através de si!



 

Mesa Gigante

Mesa Gigante



Basta uma mesa para voltar a sentir-se pequenino. Quer experimentar? Esta mesa e cadeiras, numa escala ampliada, mostram-nos como uma criança de três anos vê o mundo à sua volta.

 






A Cadeira que Encolhe

A Cadeira que Encolhe


A cadeira de Beuchet "encolhe" a pessoa sentada porque o nosso cérebro reconhece as duas peças da cadeira como uma só, dificultando o reconhecimento das distâncias.

A esta ilusão chama-se constância de tamanho.




 
 

Bolhas Lentas

Bolhas Lentas



Bombeie ar para o tubo e observe as bolhas a subir. As bolhas deslocam-se devagar porque o óleo é bastante viscoso e oferece resistência a tudo o que atravessa. Quanto mais pequena for a bolha, mais lenta é a sua subida. Quando as bolhas grandes tocam nas mais pequenas, fundem-se. 

 






Giroscópio Humano

Giroscópio Humano


Venha experimentar o que os astronautas sentem nas viagens espaciais neste verdadeiro simulador com capacidade para dois ocupantes.



 
 

Mãos na Areia

Mãos na Areia



Molde a areia e crie paisagens em tempo real. Já reparou que a diferentes altitudes correspondem diferentes cores? As linhas entre as cores, curvas de nível, unem todos os pontos à mesma altitude. O gradiente de cores em conjunto com as curvas de nível indicam se um local é plano ou acidentado.









Equilibras as Varetas

Equilibrar as Varetas


Toque na esfera para activar as correntes de plasma. A esfera contém gás a baixa pressão. Neste circulam minúsculas correntes eléctricas que originam descargas luminosas de plasma. Se tocar na esfera, a corrente passará também através de si!



 
 

Sirva-se da Cabeça

Sirva-se da Cabeça



O jantar está servido. Puxe uma cadeira e sente-se. Oh! Parece que afinal a sua cabeça é o prato principal. Mas para onde foi o resto do corpo? Para saber a resposta… sirva-se da cabeça.











Partilhe









ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se