Festas de Aniversário

Nas festas de aniversário do Pavilhão do Conhecimento, as crianças entre os 3 e 13 anos podem ser quem quiserem. De exploradores a artistas de circo, de chefs de cozinha a astronautas, de cientistas forenses a engenheiros, não há impossíveis.

As nossas exposições também se vão fazer de convidadas: são mais de 2500 m2 com actividades para curiosos e engenhocas, pequenos com grande lata e grandes com pequenas pancadas.

É só escolher o programa que mais se identifica com o aniversariante e indicar o número de convidados. Com a certeza de que vai ser uma festa com muita ciência.

 

Festas Diurnas

Viagem digestiva (dos 3 aos 6 anos e dos 7 aos 10 anos)

PUM! Vem fazer parte da aventura dos alimentos no processo de digestão. Chegou o momento de descobrir para onde vão os alimentos quando comemos, e que nutrientes são precisos para sermos fortes. Será que dependemos da presença de bactérias nos nossos alimentos para nos mantermos saudáveis? Teremos um momento especial confecionando um slime comestível, um verdadeiro prato gourmet. Durante a visita às exposições, as crianças dos 3 aos 6 anos terão oportunidade de descobrir a Casa Inacabada. (máximo 25 crianças)

A vida a bordo da Estação Espacial (dos 3 aos 6 e dos 7 aos 10 anos)

Quem é que nunca sonhou ser astronauta? A vida no Espaço é um verdadeiro desafio. Os cientistas do Espaço trabalham num ambiente totalmente diferente do ambiente na Terra. Num ambiente de microgravidade, beber um copo de água é realmente uma aventura. E como será tomar banho, fazer refeições ou dormir? Se queres descobrir as respostas a todas estas perguntas, esta festa é para ti.

Veste o fato de astronauta e sobe a bordo da nossa nave do conhecimento. Durante a visita às exposições, se tens entre 3 e 6 anos descobre também a (nova) Casa Inacabada. (máximo 25 crianças)

 

Dónutes Fluorescentes (dos 7 aos 13 anos)

Hummm…como fazer dónutes? Vem descobrir que reações bioquímicas ocorrem durante a produção da massa do dónute. Enquanto ficas a conhecer o processo de fermentação vais confecionar um dónute e decorá-lo com uma cobertura fluorescente… será a nossa receita apenas visível sobre a luz negra? (máximo 24 crianças)

 

Operação (dos 8 aos 13 anos)

Conheces o clássico jogo Operação, onde se têm de retirar diferentes orgãos do corpo do paciente, sem tocar nas partes laterais de metal? Pois bem, a nossa proposta é a de construíres o teu próprio jogo. Com material de craft vamos fazer o tabuleiro e utilizando tachas, cabos, material condutor e LED, vamos montar o circuito na nossa Oficina. Vamos decidir que parte do corpo operar? Quem é que conseguirá retirar as peças sem fazer disparar o alarme? (máximo 25 crianças)

 

Partícula essencial? És tu! (dos 3 aos 6 e dos 7 aos 13 anos)

Achas a ciência um pouco aborrecida? Olha que depois desta festa vais mudar de ideias… As experiências são espectaculares e não ficarás apenas surpreendido por fenómenos científicos: também iremos revelar-te todos os princípios físicos e químicos que se escondem por trás de cada ensaio.

Preparado para uma incrível experiência no Laboratório do Pavilhão do Conhecimento? Durante a visita às exposições, se tens entre 3 e 6 anos descobre também a (nova) Casa Inacabada. (máximo 20 crianças)

 

Experiências a 360º (dos 7 aos 13 anos)

Se queres festejar o teu aniversário nas nossas exposições, este programa é para ti! Entra numa autêntica floresta de fenómenos físicos na exposição “Explora”, faz as tuas engenhocas na Oficina “Dòing”, descobre a exposição “Vida secreta dos intestinos” onde poderás conhecer todos os habitantes que moram nesse órgão do teu corpo e desafia-te entre incríveis acrobacias e fantásticas atracções do mundo circense, na exposição “Tcharan”! (máximo 35 crianças)

 

Ciência na Rua (dos 8 aos 12 anos)

Gostas de bicharada, calhaus e de observar tudo o que há na rua? Transforma-te num pequeno cientista e vem descobrir a biodiversidade da zona envolvente do Pavilhão do Conhecimento. Munido de bússola, lupa e instrumentos de medida, vais recolher e registar no teu caderno de campo como a Ciência está bem Viva. No final, não te esqueças de devolver tudo à Natureza: é lá que estes elementos pertencem. (máximo 25 crianças; programa disponível entre 1 de Maio e 30 de Setembro)

 

Consulte as normas de funcionamento.

 


 

Festas Nocturnas


Aventura Nocturna (dos 7 aos 13 anos)

Depois de todos os visitantes saírem, o Pavilhão do Conhecimento reabre as portas só para ti! Desafia os teus amigos para uma aventura numa área com mais de 5000m2, repleta de enigmas: terás de pedalar numa bicicleta suspensa num fim de arame a seis metros de altura, experimentar uma cama com 4 000 pregos, mergulhar numa piscina de bolas e testar a tua criatividade numa selva de robótica e electrónica. Mas atenção: o relógio não pára de contar e as horas estão a passar… (máximo 30 crianças)


Elementar, meu caro (dos 10 aos 13 anos) 

Festa inserida nas Comemorações do ano internacional da Tabela Periódica.

Numa tabela periódica existem pistas: pistas sobre elementos. Mas ao analisá-las percebemos que faltam elementos... Todos eles estão espalhados à nossa volta e as suas propriedades permitem fazer coisas fantásticas. É reluzente? Frio ao toque? E por que desapareceram da nossa tabela? Será que foram roubados?

Vem investigar o que são e onde se escondem. Senhores inspectores, preparem-se para uma nova missão! (máximo 30 crianças).

 

Consulte as normas de funcionamento.  

 

Imprima os convites.

Imprima artigos decorativos.


?

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se