A experiência de desenvolvimento da Rede de Escolas Ciência Viva revela um conceito dinâmico e plural que não se enquadra numa definição formal aplicável de modo universal a todos os contextos. As Escolas Ciência Viva são, portanto, estruturas educativas adaptadas às características específicas das organizações parceiras que as constituem e do meio social e cultural em que se inserem.
Embora sem entrar numa rigorosa definição do conceito de Escola Ciência Viva, é aqui apresentada a Carta de Princípios com o objetivo de definir um conjunto mínimo de requisitos a observar na constituição de uma Escola Ciência Viva, reconhecida como tal pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Consideram-se Escolas Ciência Viva os projectos que cumpram os seguintes princípios:
Descrição
A Escola Ciência Viva é um projecto educativo, sem fins lucrativos, dotado de um programa de educação científica que transforma o currículo escolar num ambiente de aprendizagem com as características de um Centro de Ciência, tendo como estrutura organizativa uma parceria institucional alargada a escolas, municípios e instituições científicas e de ensino superior.
Missão
A missão da Escola Ciência Viva é apoiar os estabelecimentos de educação formal na promoção do ensino experimental das ciências e no desenvolvimento da cultura científica e tecnológica, para o exercício de uma cidadania plena e plural.
Valores
A Escola Ciência Viva privilegia os seguintes valores:
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Cooperação com a Escola Pública. As Escolas Ciência Viva têm seguido uma orientação focada sobretudo na colaboração com escolas do ensino público.
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Diversidade e inclusividade. A experiência das Escolas Ciência Viva tem assegurado a maior diversidade no estabelecimento de parcerias com escolas, independentemente do estatuto e condição social e económica de alunos e famílias. A preocupação com as questões de género está também patente na procura de equidade na participação de cientistas de ambos os sexos na interacção com os alunos.
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Cidadania activa. As actividades das Escolas Ciência Viva são também extensíveis à comunidade envolvente, com grande participação de pais e encarregados de educação. Proporcionam desse modo oportunidades múltiplas para envolvimento dos cidadãos em eventos de aproximação entre a ciência e a sociedade, numa perspectiva de promoção de uma cidadania científica activa.
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Desenvolvimento Sustentável. As múltiplas dimensões nas quais operam as Escolas Ciência Viva são um exemplo da contribuição dos museus e centros de ciência para a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) propostos pelas Nações Unidas, particularmente o SDG 1 (Não à Pobreza), SDG 4 (Qualidade de Educação) e SDG 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).
Espaços
A Escola Ciência Viva deve dispor de um espaço físico adequado ao ensino experimental das ciências, dotado de laboratório ou espaço similar, e de áreas de exposições interactivas de ciência.
Parceria com Municípios
A entidade gestora da Escola Ciência Viva deve estabelecer acordos institucionais com Câmaras Municipais para o funcionamento regular e continuado da Escola Ciência Viva, assegurando nomeadamente que o Município:
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Colabora com todos os parceiros de forma a proporcionar aos estudantes os meios adequados para um maior e melhor usufruto dos recursos educativos e das atividades de interesse social, cultural e educativo disponibilizadas pela Escola Ciência Viva;
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Quando aplicável, assegura em colaboração com a entidade gestora da Escola Ciência Viva o transporte escolar a todos os estudantes nas suas deslocações entre as escolas do Agrupamento e a Escola Ciência Viva;
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Quando aplicável, assegura a todos os estudantes as refeições escolares enquanto estes se encontram nas instalações da Escola Ciência Viva.
Parceria com Agrupamentos de Escolas
A entidade gestora da Escola Ciência Viva estabelece acordos institucionais com Agrupamentos de Escolas, os quais devem garantir que, durante o período de frequência da Escola Ciência Viva:
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O Agrupamento assume todos os deveres, competências e responsabilidades legais que lhe pertencem enquanto estabelecimento de ensino da rede pública;
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Os estudantes, docentes e demais funcionários do Agrupamento respondem, para todos os efeitos, administrativos, legais e disciplinares, às respectivas escolas do Agrupamento;
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O Agrupamento colabora com a entidade responsável pela Escola Ciência Viva no desenvolvimento do Programa Educativo da Escola Ciência Viva.
Parceria com Associações de Pais
A cooperação com associações de pais é um elemento decisivo para a adesão dos encarregados de de educação e respetivo acompanhamento da aprendizagem. Mas é, também, uma plataforma ativa de interação da Escola Ciência Viva com o meio envolvente, reforçando assim a sua relevância social e a capacidade de responder às expetativas das comunidades em que se insere.
Programa Educativo
A Escola Ciência Viva implementa um programa educativo próprio – o Programa Educativo da Escola Ciência Viva –, elaborado em colaboração com os Agrupamentos de Escolas, podendo incluir elementos do currículo de educação formal, abordados num contexto de formações muito prático, e em contacto regular com instituições de investigação científica e de ensino superior.
O Programa Educativo da Escola Ciência Viva proporciona a todos os estudantes atividades de aprendizagem de acordo com periodicidade, calendário e horário definidos em conjunto com os Agrupamentos de Escolas parceiras.
Como parte do seu Programa Educativo, a Escola Ciência Viva oferece, de forma regular, espaços de interação pessoal e presencial entre estudantes e profissionais de ciência e tecnologia, sob a forma de aulas, cursos avançados ou eventos organizados para o efeito.
Cultura científica
A Escola Ciência Viva desenvolve ações de promoção da cultura científica e tecnológica dos seus estudantes, particularmente pela motivação para a aprendizagem científica que decorre de um contacto precoce e próximo com o conhecimento científico e os seus agentes.
Formação de Docentes
A Escola Ciência Viva coopera com o Ministério da Educação e com os Departamentos Educativos dos Municípios parceiros nas áreas da formação de docentes e de desenvolvimento de projetos educativos convergentes com o objeto e a missão da Ciência Viva.
Avaliação
A Escola Ciência Viva institui mecanismos de avaliação periódica e independente.
Acompanhamento Científico
A Escola Ciência Viva deve dispor de um órgão de aconselhamento científico. Compete-lhe pronunciar-se, a título consultivo, nomeadamente sobre a definição das linhas estratégicas e a programação anual da Escola Ciência Viva.
Cooperação
A Escola Ciência Viva assume o compromisso de cooperar através do intercâmbio e partilha de recursos e conhecimentos com as entidades que integram a Rede de Escolas Ciência Viva.