Programa Educativo

 

 

O Programa Educativo da Escola Ciência Viva proporciona a todos os estudantes que a frequentam atividades de aprendizagem de acordo com periodicidade, calendário e horário definidos em conjunto com os Agrupamentos de Escolas parceiros. Como parte do seu Programa Educativo, a Escola Ciência Viva oferece, de forma regular, espaços de interação pessoal e presencial entre estudantes, docentes, profissionais de ciência e tecnologia e equipa do Pavilhão do Conhecimento, sob a forma de ações ou iniciativas organizados para o efeito.

Incluindo elementos do currículo de educação formal, abordados num contexto experimental com metodologias inovadoras de aprendizagem, e em contacto regular com instituições de investigação científica e de ensino superior, o Programa disponibiliza semanas temáticas.

 

Educação Pré-Escolar

Robótica e Programação

Aprender a programar desenvolve o raciocínio lógico e matemático e ajuda as crianças a fazer uma análise mais pertinente dos problemas do dia a dia. Ajuda-as a desenvolver uma atitude crítica e, sendo uma tarefa que deve ser realizada em equipa, é possível encontrar uma solução diferente para o mesmo problema através da troca de ideias e da partilha de conhecimento. Atualmente, a tecnologia é cada vez mais comum e é necessário saber não só manipular as novas ferramentas tecnológicas, mas também aprender a resolver problemas onde a programação é fundamental.

Biodiversidade

A biodiversidade é extremamente importante, uma vez que satisfaz as necessidades básicas dos seres vivos. A perda da biodiversidade ameaça a sobrevivência destes seres, uma vez que dentro de cada ecossistema, existem funções essenciais ao equilíbrio da vida no planeta, como a polinização, a dispersão de sementes ou a ciclização de nutrientes. As crianças vão conhecer melhor o impacto destas condições no planeta, enquanto exploram o papel dos insetos e plantas.

Ciência nas Exposições

Ver, fazer e brincar ao mesmo tempo que descobrimos coisas novas? Guiar um carro de rodas-quadradas, tocar num tornado, ou experimentar uma cama de pregos são algumas das experiências propostas. Na exploração das exposições, as crianças têm oportunidade de responder a questões, conhecer factos e deixarem-se levar pela brincadeira de serem pequenos cientistas curiosos.

Ciência dos Fenómenos

Os conhecimentos acerca dos fenómenos são conteúdos que interessam às crianças e que, para além da sua observação e registo, devem ser aprofundados. Tendo em conta os contextos e os interesses destas faixas etárias, é possível ampliar e diversificar as aprendizagens sobre fenómenos e transformações do meio físico e natural. Através da leitura de uma história serão desafiadas a questionar, refletir e interpretar acontecimentos que fazem parte do seu quotidiano.

1º ciclo do ensino básico

Espaço: a última fronteira

Áreas da Tecnologia e da Exploração espacial

Trabalho de projeto para montar um sistema de aterragem para uma sonda espacial em Marte.

Nesta semana abordar-se-ão os desafios que um projeto complexo de engenharia pode enfrentar, desde a montagem de um módulo espacial às escolhas que serão feitas de acordo com a segurança do mesmo módulo. Na atividade da Cozinha é um laboratório, os alunos terão a oportunidade de produzir embalagens biodegradáveis para diminuir o impacto ambiental das embalagens atuais ou cozinhar e provar a comida dos astronautas. No Laboratório, os alunos irão aprender conceitos sobre o passado geológico do nosso planeta, tais como os tipos de rochas, a sua génese e o estudo do passado ambiental do planeta através das rochas, e aliar os avanços tecnológicos no estudo das mesmas. Na sala de aprendizagem, irão programar microcontroladores associados a sensores ambientais, vão montar dispositivos eletrónicos, também com sensores, e programar um rover com recurso a blocos e símbolos simulando os verdadeiros desafios que um rover em Marte tem que lidar.

Planeta sustentável

Áreas da Sustentabilidade e  da Biodiversidade

Trabalho de projeto para construir um sistema de recuperação e reutilização de água bem como uma horta.  Na atividade da Cozinha é um laboratório falaremos sobre as plantas e a sua importância na nossa alimentação confecionando deliciosas cookies de vegetais. No laboratório os alunos vão aprender qual é o papel dos insetos nos ecossistemas, relacionando o ciclo de vida dos insetos com o ciclo de vida das plantas e compreender a importância da polinização para a conservação da biodiversidade e para a sustentabilidade dos ecossistemas. Na sala de aprendizagens serão abordados os fatores que influenciam a qualidade da água, criando sistemas de filtragem de água e construir os seus próprios vasos planificando e criando uma sementeira. Vão descobrir mais sobre as sementes, as melhores culturas para cada época do ano, bem como as melhores técnicas de cultivo. Tudo isto numa ótica de preservação da biodiversidade e sustentabilidade.

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Subscrever newsletter Subscrever newsletter