Quem Somos

 

A Escola Ciência Viva é a primeira escola da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico a funcionar num Centro de Ciência, o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, um museu interativo de ciência e tecnologia, aberto ao público desde julho de 1999, no Parque das Nações, em Lisboa. 

Aplicamos os recursos da moderna museologia científica às orientações curriculares da educação pré-escolar e do currículo do 1º ciclo do ensino básico, com um programa educativo que combina o trabalho prático e experimental na educação em ciências com o ambiente educativo característico de um Centro de Ciência. 

Estamos perante um programa educativo que é único em toda a Europa. A ideia de aprofundar a missão educativa dos museus está por detrás de alguns dos projetos mais inovadores dos últimos anos, como é o caso das museum-schools , que se têm vindo a afirmar do outro lado do Atlântico – o Science Centre School , em Los Angeles, é um dos exemplos mais conhecidos.  

Contamos com o apoio de instituições científicas e de profissionais da ciência e da tecnologia para desenvolver nos estudantes o prazer de aprender, experimentar e descobrir, estimulando desde cedo o contacto das crianças com o mundo que os rodeia.

A Escola Ciência Viva, acrescenta ainda uma dimensão singular a este tipo de projetos, a da criação de uma rede de aprendizagem capaz de abranger a diversidade da população escolar de uma cidade – neste caso, de uma capital europeia. Ao envolver cada um dos agrupamentos escolares de Lisboa, a Escola.

 

 

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Subscrever newsletter Subscrever newsletter