A sessão de hoje foi com a investigadora da FCT-UNL e do Centro de Investigação LIBPhys, Cláudia Quaresma, que veio falar sobre próteses realizadas por impressão 3D. Esta sessão contou com a presença das crianças do Jardim de Infância Professor Oliveira Marques e dos estudantes do quarto ano das EB Madre de Deus e EB Padre Abel Varzim.
Nesta sessão, a Cláudia explicou como são feitas as próteses e que se destinam a crianças e adultos com dificuldades motoras.
Desta forma, podem ter uma vida mais facilitada e conseguir realizar tarefas simples do dia a dia, como beber um copo de água ou segurar num simples objeto. A Engenheira Biomédica explicou que cada prótese é personalizada e adaptada a cada pessoa, e que as crianças podem escolher as cores das suas próteses. Para além disso, produz também modelos de órgãos para que os médicos possam treinar as cirurgias que terão de realizar, posteriormente. A sessão terminou com uma mensagem: fazer ciência e ajudar outras pessoas torna-nos a todos mais felizes.