Encontro com Cientista

Pedro Mota Machado

22/01/2026

EB/JI Professor José Salvado Sampaio, EB O Leão de Arroios e EB/JI Pintora Maluda

No “Encontro com o Cientista”, realizado no dia 22 de janeiro de 2026, as crianças do JI Professor José Salvado Sampaio e os alunos das EB O Leão de Arroios e EB Pintora Maluda estiveram na companhia do investigador Pedro Mota Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Na sessão, as crianças do Jardim de Infância representaram planetas, de forma a compreenderem como funcionam as órbitas e perceberem que estas influenciam a duração dos anos de cada planeta. Para além disso, fizeram de astronautas que viajavam no seu foguetão até ao Asteróide com o nome "Pedro Machado".

Este nome foi atribuído por decisão da União Astronómica Internacional a um asteróide que, apesar de ter um aspeto exterior pouco atrativo, contém ouro no seu interior. O investigador explicou ainda que os cientistas estão a captar imagens de alta resolução de uma das luas de Júpiter.
Noutra lua, foi possível observar a erupção de um vulcão e, com a ajuda do Very Large Telescope, situado no Chile, acompanhar este fenómeno ao longo de toda a noite.

Os alunos ficaram a conhecer um pouco mais sobre o espaço e sobre como é a vida de um cientista que o estuda. Descobriram também que Pedro Machado está envolvido em várias missões, entre as quais:

  • Mars Express e ExoMars, destinadas à exploração de Marte. Estas investigações já produziram várias imagens do planeta e estudam a possibilidade de terem existido oceanos, os minerais presentes no seu solo e a eventual existência de vida.

  • Ariel, que ajuda a detetar novos planetas, e Artemis, uma missão que contará com uma mulher a bordo e que será lançada em fevereiro com destino à Lua. Algumas das peças destas missões estão a ser construídas em Portugal.

  • Missão SMILE (Solar wind Magnetosphere Ionosphere Link Explorer), que tem como objetivo estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético da Terra.

O investigador destacou ainda que, quando olhamos para o céu e vemos as estrelas, podemos também estar a observar inúmeros planetas que orbitam à sua volta.

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Newsletter


Subscrever Subscrever

icom logo

icom logo