O investigador José Matos, biólogo do INIAV, veio explicar às crianças da EB/JI Teixeira de Pascoais e aos alunos do 4.º ano da EB São João de Brito e da EB Vasco da Gama, como as alterações genéticas de alguns alimentos podem ser benéficas para o planeta e para os seres humanos.
Explicou que, com o aumento das alterações climáticas e da crise energética, é necessário criar plantas mais resistentes, garantindo assim que as novas espécies sejam mais saudáveis e duradouras. Estas, são obtidas através de reprodução seletiva, ou seja, utiliza-se o pólen de duas plantas e, posteriormente, cobre-se a planta com uma rede para evitar novas trocas de pólen.
Sobre o trigo, explicou que existem dois tipos diferentes: o trigo mole, utilizado para fazer pão, e o trigo duro, usado na produção de massas.
Para além das plantas, no INIAV, os investigadores trabalham também com animais: estudam golfinhos, realizando testes de paternidade para compreender os diferentes cruzamentos, e identificar as famílias existentes dentro de um grupo de indivíduos.
Por fim, além de falar sobre o milho, a partir do qual se produzem as nossas pipocas, o biólogo apresentou um arroz doce, feito com arroz 100% produzido em Portugal.