Centro de Formação Ciência Viva

 

 

O Centro de Formação Ciência Viva é reconhecido pelo Ministério da Educação, desde 2007, através do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, com o número CCPFC/ENT-NI-0133/17. A actividade da Ciência Viva ao nível do desenvolvimento profissional/formação distingue-se pela proximidade à comunidade científica, pela metodologia inovadora focada no IBSE e nas dinâmicas de trabalho directo com professores, onde estes estão no centro de todo o processo formativo, e pelo contexto em que decorrem as aprendizagens. 

 

   

 

Acções de Curta Duração

 

Rios de Conhecimento – Educar para valorizar

Códigos de docência 100 e 110

Os ecossistemas de água doce são salas de aulas de excelência que permitem explorar e interligar diferentes áreas curriculares. Através de actividades práticas e uma saída de campo, educadores e professores serão dotados de competências e ferramentas que lhes permitam explorar rios e ribeiras, a biodiversidade associada, as interações entre espécies e o ambiente, as ameaças a que estão expostos/as e as medidas de conservação, enquadrando-os nos programas curriculares.

 

Local da formação: Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Datas da formação:

20 de Outubro de 2018 | Inscrições encerradas | Gratuita (Destinada a professores)

Consulte mais informações aqui.

27 de Outubro de 2018 | Inscrições encerradas | Gratuita (Destinada a professores, quadros da administração local, técnicos das organizações não-governamentais e de outras instituições públicas ou privadas)

Consulte mais informações aqui.

     



ASTRO PI-Aprender a programar um Raspberry Pi

Códigos de docência 230, 240, 500, 510, 520 e 550

A formação pretende capacitar os professores para a utilização de um Raspberry Pi na sala de aula. Para além disso também ira dar ferramentas aos professores para sensibilizar os alunos para a importância da programação como instrumento essencial no dia a dia, quer para aplicações tecnológicas quer como elemento de pesquisa científica, como seja na recolha de dados e respetiva análise.

 

Local da formação: Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação: 3 de Novembro de 2018 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 

 

Dos livros infantis à exploração prática das ciências

Códigos de docência 100 e 110

Os professores serão, durante a formação, envolvidos na exploração da Botânica e da Zoologia a partir da leitura de livros infantis do Plano Nacional de Leitura. Serão partilhadas ideias e recursos para que os professores possam desenvolver com os seus alunos actividades de exploração e investigação fora da sala de aula, tendo os livros infantis como recurso de excelência e em ligação com as metas, orientações curriculares e aprendizagens essenciais.

 

Local da formação: Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação: 10 de Novembro de 2018 | Inscrições Encerradas | Gratuita 

Consulte mais informações aqui.

 

 

Viagens ao Desconhecido: exploração do processo científico através de histórias participativas

Código de docência 520

Durante a formação serão exploradas ferramentas e materiais pedagógicos baseados no trabalho de investigação desenvolvido por investigadores do Laboratório de Neurociência Comportamental do Champalimaud Centre for the Unknown. Os professores poderão trabalhar com os seus alunos a história de uma descoberta pelo ponto de vista de um cientista: desenhar experiências para testar as suas hipóteses, analisar os resultados e escolher as ferramentas para responder às questões científicas.

 

Data da formação: 17 de Novembro de 2018 | Inscrições Encerradas | Gratuita 

Local de formação: Fundação Champalimaud

Consulte mais informações aqui.

 

 

Reino animal com sentido(s)

Códigos de docência 110 e 230

Como conseguem os gatos ver no escuro? Qual é o animal com o olfacto mais apurado? E, será que existem animais com mais do que cinco sentidos? Durante a formação serão exploradas várias actividades experimentais, aplicáveis aos diferentes níveis de ensino, que nos irão permitir conhecer melhor os sentidos dos animais e como estes diferem dos dos humanos. Com a exploração da nova exposição Cães e Gatos, será ainda possível compreender como é que os nossos animais de companhia veem, ouvem, cheiram e sentem o mundo.

 

Local da formação: Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação: 24 de Novembro de 2018 | Inscrições Encerradas | Gratuita 

Consulte mais informações aqui.

 

 

 

Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro (Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores)

Despacho nº 5741/2015, de 30 de abril (Reconhecimento e certificação das acções de formação de curta duração)

Mais informações sobre o Centro de Formação Ciência Viva aqui.

 

 


O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Concordo com a politica de privacidade e de tratamento de dados pessoais
Inscreva-se Inscreva-se