Centro de Formação Ciência Viva

 

 

O Centro de Formação Ciência Viva é reconhecido pelo Ministério da Educação, desde 2007, através do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, com o número CCPFC/ENT-NI-0133/17. A actividade da Ciência Viva ao nível do desenvolvimento profissional/formação distingue-se pela proximidade à comunidade científica, pela metodologia inovadora focada no IBSE e nas dinâmicas de trabalho directo com professores, onde estes estão no centro de todo o processo formativo, e pelo contexto em que decorrem as aprendizagens. 

 

   

 

Acção de curta duração - Da literatura juvenil à exploração prática das ciências (códigos de docência 230 e 520)


Com esta acção de formação, destinada a Professores do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, pretende-se pôr à disposição dos professores estratégias e instrumentos que melhor os ajudem a trabalhar e definir a sua prática lectiva. Uma selecção de livros de literatura juvenil, incluindo sugestões do Plano Nacional de Leitura (PNL), servirá como ponto de partida para a exploração das ciências da Terra, dentro e fora da sala de aula.
A partir desta formação, os professores poderão desenvolver com os seus alunos actividades de exploração e investigação nas áreas da Geologia (e.g. geodinâmica externa e interna, paleontologia, pedologia), usando os livros como recurso para a exploração destas ciências.


Data da Formação: 15 e 22 de Maio de 2018 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Local de Formação: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Consulte mais informações aqui.

 

 


  

Acção de curta duração - Dos livros infantis à exploração prática das ciências (códigos de docência 100 e 110)


Esta acção de formação pretende envolver os professores do 1.º ciclo do ensino básico e os educadores do ensino pré-escolar na exploração da Botânica e da Zoologia a partir da leitura de livros infantis do Plano Nacional de Leitura. Pretende-se dotar os professores e educadores de ideias, competências e ferramentas que lhes permitam desenvolver com os seus alunos actividades de exploração e investigação nas áreas da Botânica e da Zoologia, tendo os livros infantis como recurso de excelência e em ligação com as metas e orientações curriculares.


Data da Formação: 12 de Maio de 2018 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Local de Formação: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Consulte mais informações aqui.

 

 


  

Acção de curta duração – Arduíno e Sensores na sala de aula (códigos de docência 110, 230, 500, 510, 520, 530 e 550)

Esta formação para professores pretende dotar os professores de competências e conhecimentos alargados sobre programação, circuitos elétricos, eletrônica, arduínos e sensores. Serão desenvolvidas actividades para uso na sala de aula que usam a metodologia do inquiry based learning e versam os temas indicados sob diferentes perspetivas.


Data da formação: 14 de Abril de 2018 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Local da formação: Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Consulte mais informações aqui.

  


 

Acção de curta duração - A Ciência nos bastidores dos Angry Birds (códigos de docência 110, 230 e 510)

Num ambiente imersivo, a nova exposição do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva poderá ser o ponto de partida para diferentes caminhos de investigação e projectos com os alunos. Uma verdadeira aventura educativa! Esta acção de curta duração irá explorar o ensino em ambiente lúdico de tópicos de Biologia, Tecnologia, Engenharia, Física e Matemática, com especial destaque para as características do revestimento das aves e dos conceitos físicos inerentes à exposição.


Data da Formação: 28 de Abril de 2018 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Local da formação: Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Consulte mais informações aqui.

  


  

Acção de curta duração – Robôs em Marte (códigos de docência 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550)

Nesta formação iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral. Enviaremos robôs para o ambiente hostil de Marte para investigar a sua superfície! Haverá água em Marte? Utilizando kits Lego® Mindstorms EV3, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de se movimentar através de um percurso predefinido. Através de sensores analisaremos o ambiente circundante para introduzir conceitos curriculares de Matemática, Geografia, Geologia, Biologia, Física e Química.


Data da formação: 12 de Maio de 2018 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Local da formação: Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Consulte mais informações aqui.


 

Acção de curta duração – Robôs em Marte (códigos de docência 100 e 110)

Neste curso de iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral em contexto de sala de aula. Enviaremos robôs para o ambiente hostil de Marte para investigar a sua superfície! Utilizando kits Lego® WeDo, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de realizar diferentes tarefas relacionadas com a exploração de conceitos de Estudo do Meio. O raciocínio lógico-matemático será também largamente explorado nesta resolução de problemas em Marte, com sequenciação de tarefas, medições, cálculos e comunicação de resultados.

 

Data da formação: 19 de Maio de 2018 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Local da formação: Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Consulte mais informações aqui.


 

Acção de curta duração - Poluição do ar (códigos de docência 100, 110 e 230)

Como provar aos alunos a existência do ar? E, como alertá-los para o impacto da poluição atmosférica? Com a colaboração do Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (CENSE) da FCT-NOVA, esta acção de curta duração irá abordar a constituição do ar e a importância do estudo da sua poluição, assim como explorar estratégias de identificação das zonas mais poluídas em redor da escola e as implicações deste tipo de poluição na saúde.


Data da Formação: 3 de Fevereiro de 2018 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Local da formação: Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Consulte mais informações aqui.

 


 

Acção de curta duração - Um futuro sustentável usando as energias renováveis (códigos de docência 230, 510 e 520)

A dependência energética do Homem despoleta a necessidade crescente de recorrer ao uso de energias renováveis. Alerte os alunos para a necessidade de reduzir a emissão de dióxido de carbono e de outros poluentes atmosféricos. Com o apoio de um especialista do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia, esta acção de curta duração irá explorar a importância do uso de energias renováveis, as suas aplicações e os seus impactos na sociedade.


Data da Formação: 10 de Fevereiro de 2018 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Local da formação: Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Consulte mais informações aqui.

 


 

Acção de curta duração - Gastronomia Molecular - A Ciência à sua mesa (códigos de docência 230, 510 e 520)

Já ouviu falar de proteínas, enzimas, osmose, pH, emulsões ou termodinâmica? Já alguma vez pensou em explorá-los através dos ingredientes que guarda no frigorífico ou da sobremesa que fez para o jantar? Substituímos os tubos de ensaio e erlenmeyers por tachos e panelas, os agitadores magnéticos por colheres de pau, e fizemos da nossa cozinha um laboratório. Descubra um espaço dedicado à ciência, onde a criatividade é o ponto de partida para explorar a química, a biologia e a física que nos faz crescer água na boca.


Data da Formação: 17 de Fevereiro de 2018 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Local da formação: Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Consulte mais informações aqui.

 


  

Acção de Curta Duração - Materiais Espaciais (códigos de docência 110, 230, 510 e 520)

Esta formação para professores é dedicada aos materiais espaciais. As actividades desenvolvidas nesta workshop têm o objectivo de ser usadas pelos alunos para investigar uma variedade de materiais usando como contexto a construção de uma nave espacial. Nesta formação, os professores vão aprender sobre as propriedades dos materiais, como a sua densidade, resistência ao impacto, propriedades eléctricas e magnéticas, condutividade térmica, energia e velocidade. Pretende-se ainda capacitar os professores para a metodologia de Inquiry Based Learning.


Data da formação: 17 de Fevereiro de 2018 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Local da formação: Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Consulte mais informações aqui.

 


 

Acção de curta duração - Construindo Pontes (códigos de docência 110, 230 e 510)

Como são construídas as pontes? Que características têm de ser estudadas antes da sua construção? O Departamento de Estruturas do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil responderá a estas e outras questões, nesta acção de curta duração que explorará também a importância da planificação para o sucesso de um projecto.


Data da Formação: 3 de Março de 2018 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Local da formação: Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Consulte mais informações aqui.

  


 

Acção de curta duração – Observação da Terra e Estudo do Clima (códigos de docência 420, 500, 510 e 520)

Esta formação pretende transmitir aos professores ferramentas, como actividades e recursos para a sala de aula, sobre este o tema da observação da Terra. Pretende dotar os docentes de competências e conhecimentos alargados sobre temas como as alterações climáticas, as características geológicas observadas na Terra, as características geológicas de outros planetas, o uso de satélites para estudar a Terra e o papel da cidadania na preservação do planeta.


Data da formação: 10 de Março de 2018 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Local da formação: Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Consulte mais informações aqui.

 

 


  

Curso de Formação - Centros de ciência como espaços não formais de aprendizagem (códigos de docência 110 e 230)

Este curso tem como objectivo dotar professores de recursos, ferramentas e estratégias que lhes permitam potenciar as visitas a centros de ciência, como o Pavilhão do Conhecimento, tornando-as experiências enriquecedoras a nível científico e pedagógico, colocando-as como parte de um plano estruturado e prolongado no tempo em que a exploração das ciências é feita em espaços fora da sala de aula em coordenação com os conteúdos curriculares. Formação de 25 horas com atribuição de 1 unidade de crédito (CCPFC/ACC-100251/18).

 

Local de formação: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas a agendar | Valor da formação: 50€

Consulte mais informações aqui.

 


 

4.ª Conferência de Professores do Mar - A Escola na Sociedade Azul

A Conferência pretende dotar os docentes de competências e conhecimentos alargados e diversificados sobre a temática marinha, cujos exemplos são praticamente inexistentes nos curricula escolares. A Conferência inclui sessões plenárias em que os cientistas abordam tópicos da atualidade relacionados com o mar e sessões práticas com atividades que os professores podem adaptar aos curricula escolares e que são relevantes para a prática letiva. Este ano os temas em destaque são a literacia do oceano, a exploração e robótica marinha, a observação do oceano através do espaço, a poluição marinha e o projeto Escola Azul.

Data da Formação: 4 e 5 de Maio de 2018 | Gratuita

Consulte mais informações aqui

 


 

Curso de Formação - Compreender a Terra através do Espaço II (códigos de docência 100 e 110)

Pretende-se com esta formação dotar os professores do Pré-Escolar e do Ensino Básico, de uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares, associados ao Espaço. Alguns dos temas abordados nesta formação são: alterações climáticas, observação da Terra, forças, eletromagnetismo, luz, corpo humano e a metodologia Inquiry Based Science Learning. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-81470/15).

 

Local da formação: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da formação: 19, 21, 26, 28 de Fevereiro | 5, 7, 12, 14 de Março | 19 de Maio de 2018

Inscrições Encerradas | Gratuito

Consulte mais informações aqui.

 


   

Curso de Formação - Aprender com as hortas biológicas (códigos de docência 100 e 110)

Esta acção de formação pretende envolver os professores do 1.º ciclo do ensino básico e os educadores de infância do ensino pré-escolar na exploração da ciência fora da sala de aula, utilizando as hortas biológicas nos pátios escolares como ponto central para a aplicação da metodologia pedagógicas IBSE (Inquiry-Based Science Education). Pretende-se dotar os professores e educadores de ferramentas, recursos e ideias que lhes permitam usar as hortas biológicas como base para a aprendizagem da Botânica e da Zoologia, mas também da Geologia, da Matemática e da Educação Ambiental, sempre em forte ligação com as metas e orientações curriculares. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100009/17).


Locais de Formação: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva e EB de Santo António - Agrupamento de Escolas Rainha D. Leonor (Lisboa)

Datas da Formação: 22 de Fevereiro | 3, 10, 17 e 24 de Março | 14 e 28 de Abril 

Inscrições Encerradas | Gratuito

Consulte mais informações aqui.

  


 

Curso de Formação - Compreender a TERRA através do ESPAÇO (códigos de docência 100 e 110)

Pretende-se com esta formação dotar os professores do Pré-Escolar e do Ensino Básico, de uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamenteais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares, associados ao Espaço. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-81470/15).


Local de Formação: Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva

Datas da Formação: 12, 20 e 27 de Janeiro | 17 de Fevereiro | 14 de Abril

Inscrições Encerradas | Gratuito

Consulte mais informações aqui 

  


ARQUIVO

Acção de curta duração - Treino de astronautas (Professores de todos os níveis de ensino, em particular para o grupo de docência 620)

Nesta acção de curta duração iremos debater os impactos da exploração espacial tripulada. Porque é que mandamos astronautas para o Espaço? Iremos abordar as condições especiais existentes na Estação Espacial Internacional, e a importância do trabalho dos astronautas. Através de uma série de exercícios desenvolvidos para a Missão X, pela Faculdade de Motricidade Humana, iremos demonstrar alguns dos efeitos de viver no espaço no corpo humano.


Data da Formação: 6 de Janeiro de 2018 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui

 


 

Ação de Curta Duração - ASTRO PI-Aprender a programar um Raspberry Pi (códigos de docência 230, 240, 500, 510, 520 e 550)

Nesta ação de formação pretende-se capacitar os professores para a utilização de um Raspberry Pi na sala de aula. Além disso dar ferramentas aos professores para sensibilizar os alunos para a importância da programação como instrumento essencial no dia a dia, quer para aplicações tecnológicas quer como elemento de pesquisa científica, como seja na recolha de dados e respetiva análise.


Data da Formação: 25 de Novembro de 2017 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui

 


 

Curso de Formação - Compreender a TERRA através do ESPAÇO (códigos de docência 100 e 110)

Pretende-se com esta formação dotar os professores do Pré-Escolar e do Ensino Básico, de uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamenteais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares, associados ao Espaço. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidad de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-81470/15).


Local de Formação: Centro Ciência Viva de Lagos


Inscrições Encerradas | Consulte mais informações aqui 

 

 

 

Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro (Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores)

Despacho nº 5741/2015, de 30 de abril (Reconhecimento e certificação das acções de formação de curta duração)

Mais informações sobre o Centro de Formação Ciência Viva aqui.

 

 


O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Concordo com a politica de privacidade e de tratamento de dados pessoais
Inscreva-se Inscreva-se