Comunicado de Imprensa

Dia Internacional do Microrganismo: o mundo invisível de 100 mil milhões de micróbios no intestino

13 de Setembro de 2019



O Pavilhão do Conhecimento junta-se às comemorações do Dia Internacional do Microrganismo com actividades práticas, momentos performativos e um café de ciência dedicado à importância dos microrganismos do nosso intestino. Na próxima terça-feira, dia 17 de Setembro, das 17.30 às 21.00, vamos “ver à lupa” o mundo invisível dos microrganismos, do qual dependemos para viver.

A nova exposição do Pavilhão do Conhecimento Pum! A vida secreta dos intestinos - que abre as portas já em Outubro - será o mote desta edição dedicada aos 100 mil milhões de micróbios que existem no nosso órgão mais subestimado, o intestino.

Vamos contar com a presença da investigadora Maria Amélia Martins-Loução (cE3c FCUL) que apresentará “Histórias num admirável mundo invisível – uma ferramenta para entender os microrganismos” e os momentos performativos estarão a cargo de Ana Corrêa (cE3c FCUL) com "Blow", performance sobre as fronteiras do indivíduo, e Nuno Mendes (Entrolhares – Associação) com “Consagração dos micróbios”, momento musical para violino e viola. O Café Ciência irá debater a relevância dos microrganismos na saúde humana, em particular as ligações entre o microbioma intestinal e o cérebro.

Neste dia a Cozinha é um Laboratório será dedicada às variedades de pão e, através de experiências, será apresentada a razão pela qual alguns ficam fofos e crocantes e outros ficam ocos e estaladiços. Será culpa só da química ou também da microbiologia? No Laboratório serão apresentadas as técnicas usadas pelos cientistas para cultivar, observar e isolar os microrganismos.

O dia 17 de Setembro foi instituído como o Dia Internacional do Microrganismo por corresponder à data, no ano de 1683, em que o holandês Anton van Leeuwenhoek enviou uma carta à Royal Society of London descrevendo, pela primeira vez, um microrganismo: uma bactéria viva presente numa placa dentária. Leeuwenhoek construiu e desenvolveu os seus próprios microscópios, aperfeiçoando as lentes do seu sistema óptico. Alcançada a vida microscópica, estavam lançadas as bases da Microbiologia.

Programa completo e inscrições em pavconhecimento.pt
Press kit aqui

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo