Slide3 Background

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/html/2018.pavconhecimento.pt/pum-a-vida-secreta-dos-intestinos/index.php:170) in /var/www/html/2018.pavconhecimento.pt/includes/header.php on line 8
Pum! A Vida Secreta dos Intestinos



NOVA EXPOSIÇÃO

Para visitar de Outubro ‘19 a Agosto ‘20

Imagine que tem visão raio-x e consegue observar o que se passa dentro do seu corpo. Já imaginou? Agora foque esse super poder nos seus intestinos. Já está? Perfeito. Então prepare-se para esta viagem que vai revelar tudo o que precisa saber sobre o nosso órgão mais subestimado.

É caso para dizer que os intestinos têm má fama.
Coração? Indispensável. Cérebro? Uau, incrível. Agora os intestinos? Blergh... só nos lembramos deles quando vamos à casa de banho.



A nova exposição temporária do Pavilhão do Conhecimento, inspirada no livro de Giulia e Jill Enders “A vida secreta dos intestinos” e produzida pela Cité des Sciences et de l’Industrie de Paris em parceria com o Pavilhão do Conhecimento e o Heureka, vai mostrar-nos em detalhe o mundo fascinante deste órgão que é recordista em número de habitantes.

No nosso intestino “moram” 100 mil milhões de bactérias. Sim, leu bem: 100 mil milhões de bactérias, o que significa que carregamos cerca de dois quilos destes minúsculos seres.

A Microbiota* intestinal é tão importante para a nossa saúde que tem ligação directa com o nosso cérebro e, por isso mesmo, consegue alterar o nosso peso e comportamento.



*Quando falamos da Microbiota estamos a falar do conjunto de bactérias, fungos e vírus que habitam um órgão do nosso corpo.

galeria



Viagem pela vida secreta
dos intestinos terá 3 paragens:




Visita guiada à digestão

Para falarmos da microbiota do intestino precisamos compreender primeiro o processo digestivo. Como as imagens falam mais que mil palavras há uma instalação que reproduz como o nosso organismo faz a digestão e como isso resulta na transmissão de informações valiosas ao cérebro.









O mundo dos micróbios intestinais

Aqui vamos tirar a pinta dos habitantes dos intestinos: bactérias, fungos, vírus. Vamos saber tudo sobre eles.









O Bem-estar do intestino

Vamos apresentar dicas de alimentação que podem ser aplicadas facilmente no dia-a-dia e que contribuem para o equilíbrio da nossa microbiota.





Curiosidades

Através da leitura do livro de Giulia e Jill Enders “A vida secreta dos intestinos”

1. “O intestino quer oferecer-nos o máximo de superfície possível, pelo que gosta de se dobrar. (…) Se alisássemos tudo isto, ou seja, as dobras e as vilosidades sobre vilosidades, o nosso intestino teria cerca de sete quilómetros de comprimento”.

2. “O intestino delgado é a parte mais trabalhadora do nosso tubo digestivo. (...) Se o visitarmos duas horas depois da digestão, já tudo está impecavelmente limpo, sem quase cheiro nenhum”.

3. “O intestino grosso não se apressa com nada e digere tudo até ao fim. Entretanto, o intestino delgado pode estar já a receber a segunda ou a terceira refeição que isso não afecta o intestino grosso. Os restos de uma refeição são por ele cuidadosamente processados durante 16 horas. (...) É apenas no intestino grosso que podem ser realmente reabsorvidos importantes minerais como o cálcio”.

4. “Muitas pessoas pensam que as fezes são acima de tudo constituídas por aquilo que comemos, mas isso não é verdade, pois três quartos são água. (...) É através desse adequado teor de água que as fezes se apresentam suficientemente moles para expelir em segurança os nossos resíduos.”

5. “Os supositórios podem conter muito menos medicamento do que os comprimidos e, porém, ter um efeito muito mais rápido. (...) Quem não quiser sobrecarregar o fígado com medicamentos contra a febre e afins, os supositórios são uma boa solução, tanto melhor quando se trata de crianças e pessoas mais velhas.”

6. “As bactérias constituem mais de 90% dos seres no intestino”.

7. “Cada pessoa tem a sua própria colecção de bactérias. Seria inclusivamente possível ter de cada um de nós a impressão digital bacteriana”.

Nos media










Patrocínio



A NUTRICIA tem mais de 120 anos de experiência em nutrição no início de vida. Desde há 40 anos desenvolveu investigação pioneira sobre o leite materno, com uma equipa de 500 cientistas e especialistas, para compreender como este suporta as necessidades nutricionais e o desenvolvimento dos bebés. Trabalhamos diariamente com os pais, cuidadores e profissionais de saúde para proporcionar a melhor nutrição no início de vida, através do fornecimento de produtos alimentares, como leites infantis, frutas e papas.


A Biocodex, um laboratório farmacêutico internacional, criado na década de 50, desenvolveu-se em torno da comercialização em França de uma levedura probiótica. Mais tarde, a empresa internacionalizou-se, tendo atualmente filiais em 20 países e parceiros em mais de 100 países. A Biocodex está ciente que a problemática da microbiota constitui um desafio para a saúde pública, com perspetivas de tratamentos inovadores para diversas patologias digestivas e não-digestivas. A Biocodex pretende, no âmbito da sua responsabilidade social, contribuir para a divulgação do conhecimento científico sobre microbiotas à população em geral e aos profissionais de saúde.

Veja o vídeo.


Colaboração Científica



Media Partners




Apoios





O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se