ESTAMOS DE VOLTA NO DIA 5 DE ABRIL COM A CAMPANHA PAIS À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS


Na compra de um bilhete de criança, oferta de 50% de desconto*


Eles foram professores, cozinheiros, empregados domésticos, trabalhadores por conta de outrem mas também por conta própria! Nos últimos dois meses, com as escolas fechadas e os miúdos fechados em casa, os pais foram uns verdadeiros heróis. Homens e mulheres dos sete ofícios que tiveram de trabalhar, ensinar, cozinhar, limpar e apagar todos os fogos que surgiam minuto a minuto.

Estiveram muitas vezes à beira de um ataque de nervos, mas nunca atiraram a toalha ao chão. Para os nossos "maratonistas" nesta prova de fundo que parecia não ter fim, o Pavilhão do Conhecimento tem um prémio: oferta de 50% de desconto no bilhete de adulto na compra de um bilhete de criança.

Reúna a família e os amigos e visite-nos com segurança redobrada e a curiosidade de sempre!



* Bilhete de criança: até aos 12 anos (inclusive). Campanha válida entre os dias 5 de abril e 31 de maio de 2021 na bilheteira física do Pavilhão do Conhecimento.






Visita Segura


A visita ao Pavilhão do Conhecimento, assim como aos restantes espaços da Rede Nacional de Centros Ciência Viva, continua a merecer o carimbo Clean and Safe do Turismo de Portugal. Com a atribuição deste selo, a entidade reconhece as medidas de segurança e a redução de riscos de contaminação pela COVID-19 implementados na receção dos visitantes.


Guia para uma Visita Segura








20 razõespara visitar o
Pavilhão do Conhecimento


A ordem de preferência ou de importância não é a ordem numérica!




01


Somos um centro de ciência Clean & Safe. Com a atribuição deste selo, o Turismo de Portugal reconhece as medidas de segurança e a redução de riscos de contaminação pela COVID-19 que adoptámos para receber os nossos visitantes.



02


Tic tac tic tac… Já visitou VIRAL, a nossa exposição temporária sobre as diferentes vertentes do contágio, com informações actualizadas sobre a COVID-19? Pode fazê-lo apenas até 25 de abril!

Esta foi uma das mostras mais visitadas de sempre no Pavilhão e requisitada por vários centros de ciência estrangeiros, tendo sido vista por mais de dois milhões de pessoas. Foi distinguida pelo Exploratorium de São Francisco e pelo Center for Advancement of Informal Science Education como uma das mais notáveis exposições de 2016.



03


É o melhor cartão de visita que podíamos ter: desde 2015 que a simpática Robô Viva faz as honras desta grande casa chamada Pavilhão do Conhecimento. Agora não dispensa a sua máscara de protecção!



04


Logo à entrada do Pavilhão as mentes "mais sensíveis" poderão experimentar uma sensação de leve desequilíbrio: a "culpa" é do chão do corredor negro, que mais não é do que uma ilusão de óptica com vários metros de comprimento!



05


À primeira vista pode dar medo mas a ciência explica o fenómeno e acalma-nos o coração: a nossa Bicicleta Voadora permite pedalar sobre um fio de aço suspenso a seis metros do chão.



06


Pode confessar, não contamos a ninguém: quantas vezes lhe apeteceu encolher os seus filhos, a sogra, o chefe? Nós temos uma cadeira que, por alguns minutos, torna esse desejo (secreto) em realidade.



07


O edifício do Pavilhão ocupa 4000m2. Foi projetado pelo arquiteto Carrilho da Graça e já ganhou o Prémio Valmor.



08


Sempre a fervilhar com projectos e protótipos, a Oficina Dòing é o espaço ideal para programar robôs, imprimir objectos com impressoras 3D, criar peças de roupa e de joalharia exclusivas com componentes electrónicos e... muito mais!



09


"Senhores e senhoras, meninos e meninas, bem-vindos ao Circo de Experiências!".
Na exposição "TCHARAN!", a emoção do parque alia-se à aventura do circo e os exploradores mais pequenos vão poder entrar num labirinto de espelhos, percorrer um trilho de lianas e guiar um carro de rodas quadradas.



10


Queremos que os visitantes explorem com total liberdade e autonomia os nossos módulos mas a nossa eficiente equipa de monitores está sempre por perto para tirar dúvidas e aprofundar conceitos.



11


Temos um tesouro bem guardado embora esteja à vista de todos os visitantes: uma bola de futebol assinada por Cristiano Ronaldo quando visitou o nosso museu, em 2006.



12


O Pavilhão tem uma escola a funcionar dentro do seu edifício: inaugurada em 2010, a Escola Ciência Viva recebe todas as semanas duas turmas do 1.º Ciclo de Agrupamentos da cidade de Lisboa. É um projecto pioneiro na Europa.



13


Miúdos e graúdos ficam rendidos ao módulo Harpa a Laser e, claro, o vídeo captado por telemóvel do concerto improvisado é garantido. Quando "tocamos" num dos raios laser, que substituem as cordas, obtemos uma nota previamente armazenada electronicamente. Mas melhor do que a explicação, é mesmo a experiência de tocar sem cordas.



14


Só existem dois em Portugal e um é nosso! O Pêndulo de Foucault, suspenso a 35 metros de altura e com uma esfera que pesa 250 kg, ganha toda uma imponência na sala nobre do museu.



15


Já imaginou desfazer um tornado com os seus dedos? A sala Explora é uma "verdadeira floresta de fenómenos naturais". Foi assim que o físico Frank Oppenheimer descreveu esta exposição, que se tornou num clássico dos centros de ciência em todo o mundo.



16


No Hotel de Insectos, instalado no espaço exterior do nosso museu, há check-in obrigatório para abelhas, vespas, borboletas e joaninhas. Este abrigo contribui para a conservação da biodiversidade, já que é o local perfeito para a reprodução e hibernação destas espécies. Quando nos aproximamos destas caixinhas de madeira podemos ver os insectos polinizadores em acção!






17


Também no espaço exterior, temos uma tabela periódica muito especial. Cada um dos 118 elementos químicos conhecidos no Universo ocupa um azulejo num grande painel que convida a que os visitantes se detenham ali por uns minutos. O banco de jardim está lá para isso mesmo!



18


Visitar o nosso museu é também desfrutar de um dos lugares mais bonitos da capital. Na envolvência do Pavilhão poderá passear à beira rio e conhecer um dos nossos ex-líbris: o Plátano Oriental, que cresce desde 2016 no Largo José Mariano Gago e que é uma homenagem ao fundador da Ciência Viva. É uma árvore especial, que simboliza o conhecimento.



19


Depois de explorar as nossas exposições há ainda uma última paragem obrigatória: a Loja do Pavilhão do Conhecimento, onde temos muita ciência e a melhor experiência! Robôs, jogos didácticos, de lógica e de raciocínio, puzzles, kits e livros científicos, uma selecção de produtos amigos do ambiente e também a linha exclusiva de produtos Ciência Viva, cujo Best Seller é o peluche da Robot Viva.






20


A derradeira razão para nos visitar num futuro muito próximo: no dia 5 de junho inauguramos "Água: uma exposição sem filtro", a nova exposição temporária do Pavilhão do Conhecimento.
O gesto de abrir uma torneira e ter água potável a correr é para nós banal. Para mais de 2 mil milhões de pessoas é apenas um desejo impossível.
Esta exposição dá voz ao direito básico a água potável, conduzindo os visitantes numa viagem onde poderão explorar e descobrir as múltiplas facetas da disponibilidade e uso da água a nível mundial.
Saiba mais.






O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se

icom logo

icom logo