Pavilhão do Conhecimento termina o ano com o maior número de visitantes de sempre

O Pavilhão do Conhecimento foi visitado em 2024 por mais de 312 mil pessoas, o maior número de entradas registado desde que abrimos ao público em 1999. Destacamos o sucesso da exposição “A Ciência da Pixar” que, desde a sua inauguração, a 11 de outubro de 2024, trouxe um aumento semanal significativo de visitas, com semanas a ultrapassar os 8 mil visitantes.

11 de outubro de 2024, o Pavilhão do Conhecimento inaugurou a nova exposição temporária "A Ciência da Pixar", onde marcaram presença mais de 2 700 pessoas.

 

Os mais de 312 mil visitantes no Pavilhão, em 2024, equivalem a um aumento de cerca de 15 000 visitantes em relação ao ano anterior. Foram as famílias que mais nos acompanharam, com uma expressão de 66% face ao total de bilhetes adquiridos pelo público em geral. Na semana entre o Natal e a Passagem de Ano tivemos uma média diária de 1 367 entradas.

O maior centro de ciência do país integra a Rede de Centros Ciência Viva que, em 2024, envolveu mais de 1 milhão de pessoas, entre visitantes aos Centros Ciência Viva e ações de promoção do sucesso escolar, Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) ou iniciativas de divulgação para o grande público.

O público nacional continua a ser o que mais visita o Pavilhão do Conhecimento, correspondendo a 89% do total do público. Entre o público estrangeiro, os visitantes provenientes de Espanha (18%), Brasil (16%) e Inglaterra (15%), respetivamente, ocupam o ‘top 3’ de nacionalidades que optam por vir conhecer este Centro Ciência Viva.

 

Porque nem só entre portas se atingem números sonantes no Pavilhão, as grandes iniciativas presenciais externas envolveram cerca de 24 mil pessoas, entre atividades nas escolas, saídas de campo e eventos sem acesso à área expositiva.

 

Ao longo de 2024, foram solicitados quase 2 200 bilhetes solidários. Desde a implementação da  Bilheteira Solidária  no Pavilhão do Conhecimento, que garante diariamente 20 entradas gratuitas a título individual ou a famílias, foram entregues mais de 5 300 bilhetes. Imediatamente abaixo dos portugueses, são os visitantes ucranianos que mais têm aderido à iniciativa (26%). A Bilheteira Solidária foi alargada a toda a Rede de Centros em julho de 2023.

O número de visitantes atingido em 2024 perfez um total de mais de 5,7 milhões de visitas desde que o Pavilhão do Conhecimento abriu ao público em 1999. O desafio está lançado… em 2025, esperamos atingir os 6 milhões de visitantes! Com e pela ciência!

10-01-2025

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Subscrever newsletter Subscrever newsletter