Comunicado de Imprensa

Dia Mundial da Água: Ciência Viva elege as três causas que todos devemos abraçar numa maratona de quatro dias de atividades, debates e um mercado

18 de Março de 2022



Chef Kiko Martins, Eunice Maia, fundadora da Maria Granel, e a ambientalista Joana Guerra Tadeu são três dos convidados



Ambiente, sociedade e alimentação compõem a CAuSA comum, que de 22 a 25 de março estará em foco numa programação especial no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, na Biblioteca de Marvila e no Nãm Mushroom Quinta Urbana, também em Marvila. Objetivo: potenciar o envolvimento e o ativismo dos cidadãos, seja qual for o tema, convidando outras entidades a fazerem o mesmo. Palestras, workshops, tertúlias e exibição de um documentário: tudo isto fará parte desta CAuSA comum.

 

A 22 de março, Dia Mundial da Água, a Água será o tema da emissão que a Rádio Antena 3 fará a partir do Pavilhão do Conhecimento, entre as 07.00 e as 10.00, com vários cientistas convidados a darem-nos diferentes perspetivas sobre a importância deste bem tão precioso quanto escasso.

Às 18.30, a bióloga marinha Catarina Grilo, da ANP/WWF Portugal, falará no Auditório José Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento, sobre a importância da água para o planeta e para o nosso corpo na palestra “70% água”. De seguida juntamos uma ambientalista, Susana Fonseca, da associação ZERO, um Chef, Kiko Martins, e uma psicóloga, Marta Pimenta de Brito, num bar muito especial – o Bar de Águas de “Água – Uma exposição sem filtro”, para debaterem de que forma podemos alterar o curso da história futura da água e do planeta.

 

A 23 de março seremos convidados a abraçar a CAuSA do ambiente, dando uma segunda oportunidade àquele livro ou casaco em bom estado que já não nos faz falta, mas que pode ser útil a outra pessoa. O mercado “Segunda-mão, segunda-vida” irá estar de portas abertas, entre as 10.00 e as 13.00, no Átrio do Pavilhão do Conhecimento.

Como podemos mudar o mundo começando pela escola? E como criar um melhor ambiente reduzindo o desperdício? Também neste dia vamos conhecer um projeto de combate ao desperdício já implementado em escolas (CED Pina Manique e Colégio de Lamas) escutando os testemunhos dos seus intervenientes. Para assistir presencialmente, às 11.00, ou seguindo a transmissão em direto.

 

A 24 de março todos os caminhos vão dar à Biblioteca de Marvila, onde Joana Guerra Tadeu (Ambientalista Imperfeita), Carolina Salgueiro Pereira (HeForShe Portugal) e o projeto #Todas Merecemos irão analisar de que forma o ativismo feminino pode fazer a diferença num mundo em que a escassez de água acentua as desigualdades de género. A sociedade é por nossa CAuSA.

 

A 25 de março, ficaremos a saber que a alimentação é por uma boa CAuSA, na Nãm Mushroom Quinta Urbana, em Marvila. Das 18.00 às 19.00 acontece o “From waste to taste: até os comemos!”, com visita + workshop neste espaço onde nada se perde e tudo se transforma e onde conheceremos o processo de cultivo de deliciosos fungos que podemos repetir nas nossas casas. À hora do jantar começa o workshop “Cozinhar sem desperdício”, seguido da exibição comentada de “Alimentação”, da série documental “É p’ra amanhã – Viagem a um futuro sustentável”.

 

Programa completo e inscrições aqui

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo