Comunicado de Imprensa

Dia Internacional do Pi

09 de Março de 2022



O Dia Internacional do Pi foi criado nos Estados Unidos para celebrar a divulgação da Matemática. Escolheu-se o dia 14 de março para fazer uma associação ao seu valor enquanto constante matemática, tendo em consideração que a forma como a data se escreve no sistema americano é inversa à portuguesa - 3/14.

Antecipamos as comemorações para domingo, 13 de março, e convidamos o público do Pavilhão do Conhecimento a descobrir, com o apoio da Associação Ludus, como a Matemática tem um papel decisivo na compreensão do mundo em que vivemos. Participe!


Contar bichos - Saída de campo

Laboratório e espaço exterior do Pavilhão do Conhecimento | 11.00 - 12.30

A Matemática está em todo o lado... mas porquê? Qual o seu papel? Nesta saída de campo destinada a famílias com crianças dos 10 aos 14 anos, vamos aprofundar de que forma a Matemática pode ajudar a compreender como se estuda o meio-ambiente.

Inscrições


Banca da Matemática

Átrio | 11.00 - 19.00

A Associação Ludus está vocacionada para a divulgação da Matemática Recreativa. Marcará presença neste dia com atividades apelativas pedagógicas e culturais que têm um objetivo em comum: motivar o interesse do público para a Matemática.

 

Lição prática de Matemagia com Cartas

Workshop

Biblioteca | 11:00 - 13:00

Nesta atividade vamos desvendar os truques usados por ilusionistas famosos como David Copperfield, Luís de Matos ou David Blaine. Venha conhecer os segredos que se escondem por trás dos maiores efeitos de cartas.

Inscrições

 

Desafios Práticos, da Idade Média até à ciência dos dias de hoje

Workshop

Biblioteca | 14:30 - 15:30

Consegue dividir um barril de sumo em duas partes iguais? Como poderá dividir três ovos entre dois pais e dois filhos? Neste workshop vamos dar a conhecer problemas e desafios que divertiram grandes mentes da história da matemática. Junte-se a nós e teste o seu raciocínio!

Inscrições

 

Circo Matemático

Espetáculo

Auditório José Mariano Gago | 16.00

Bem-vindo ao Circo Matemático! Neste espetáculo de um circo pouco vulgar, os animais são bidimensionais e dão direito a prémio, os trapezistas vêm da própria audiência e os mágicos usam a cosmopsicobiologia para iludir.

Inscrições

 

Pi em impressão 3D

Oficina Dòing | 10.00 - 19.00

Aproveite o Dia do Pi para explorar a impressão aditiva ou 3D. Desenhe no computador, dê forma e imprima o π para compreender em que consiste esta tecnologia. No final, leve a sua construção para casa.

 

 

 

 

 





O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo