Comunicado de Imprensa

Pavilhão do Conhecimento celebra 500 anos da primeira circum-navegação do globo

16 de Setembro de 2019



Esta sexta-feira, 20 de Setembro, data em que se assinalam 500 anos da partida de Fernão de Magalhães para a primeira circum-navegação do globo, o Pavilhão do Conhecimento dedica um dia de programação à exploração e aos novos desafios para a Humanidade e para o Oceano.

Mais Magalhães Mais Mundoé uma iniciativa realizada em colaboração com a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação. Neste dia, instituições que produzem conhecimento sobre o mar mostram aos visitantes o que mudou no oceano nos últimos séculos.

A programação contará com várias actividades práticas sobre o oceano, juntando jovens, cientistas e investigadores no mesmo fórum para discutirem as fronteiras do nosso conhecimento sobre o mar, da biodiversidade à alimentação sustentável, e as ameaças que o oceano enfrenta.

Destacamos as actividades “Construção Naval”, onde convidamos os mais novos a construírem pequenas embarcações com materiais simples, “Oceano em mudança”, workshop onde serão feitas experiências com base nas alterações observadas no oceano, e “Orientação pelas estrelas”, um planetário portátil oriundo do Centro Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia, onde será possível explorar o céu do hemisfério sul e compreender como era feita a orientação pelas estrelas quando Fernão de Magalhães circum-navegou o globo. O Centro Ciência Viva de Lagos desafiará os visitantes a montar a réplica de uma caravela modular com 10 metros de comprimento.

No painel “Desafio e debate: a próxima exploração”, jovens estudantes, cientistas e especialistas de ONGs irão discutir soluções para os desafios que a Humanidade enfrenta. As conclusões serão apresentadas na sessão oficial das comemorações dos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães.

A participação nestas actividades é gratuita.

Programa completo e inscrições em pavconhecimento.pt

 

Press kit aqui.

 

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo