Comunicado de Imprensa

Gérard Mourou, Prémio Nobel da Física 2018, em Lisboa e Porto - dias 23, 24, 26 de Abril 2019

18 de Abril de 2019



O físico francês Gérard Mourou, um dos laureados do Prémio Nobel da Física 2018, que trabalha com a física do laser e a óptica não-linear, desloca-se a Lisboa a convite do Instituto Superior Técnico, em parceria com o Institut Français du Portugal, a École Polytechnique e a Ciência Viva.

Gérard Mourou estará no Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, no Parque das Nações, em Lisboa, no dia 23 de Abril, terça-feira, às 14.30, para uma palestra pública intitulada “Passion Extreme Light”/ “Paixão Extrema, Luz Extrema”, na qual falará sobre o novo sistema de laser que inventou e das interacções entre laser e matéria. A apresentação estará a cargo de Marta Fajardo, investigadora do Instituto Superior Técnico.

No dia seguinte, 24 de Abril, às 16.00, o Prof. Mourou proferirá uma conferência reservada aos estudantes do Instituto Superior Técnico, versando o mesmo tema. A 26 de Abril é a vez da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto receber Gérard Mourou para uma conferência, às 14.30.

Para além do Nobel que recebeu pelo seu trabalho sobre impulsos de laser muito curtos e intensos, com aplicações em cirurgias laser nos olhos e que partilhou com Arthur Ashkin e Donna Strickland, Gérard Mourou conta com vários outros prémios, entre os quais o Berthold Leibinger Zukunftspreis de 2016, Prémio R. W. Wood (1995), Prémio Willis E. Lamb (2005) e Prémio Charles Hard Townes de 2009. Foi também agraciado com a Medalha Frederic Ives de 2016, do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrónicos (IEEE). É membro da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos.

Gérard Mourou estará disponível para se encontrar com a imprensa. Saiba mais em pavconhecimento.pt

 

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se
×