Comunicado de Imprensa

Dia do Pi: MathGurl Inês Guimarães troca os números por miúdos (e para miúdos) no Pavilhão do Conhecimento

12 de Março de 2019



Ganhou a Medalha de Prata nas Olimpíadas de Matemática, terminou o Secundário com média de 19,7, está a acabar a licenciatura em Matemática na Universidade do Porto, tem um canal sobre Matemática com mais de 70 000 subscritores e no ano passado lançou o livro Desafios Matemáticos que te vão enlouquecer – 51 problemas do dia-a-dia. O Dia do Pi, que se celebra esta quinta-feira, 14 de Março, será o mote das duas palestras para estudantes do Ensino Básico e Secundário que Inês Guimarães irá dar no Pavilhão do Conhecimento, às 11.00.

Não é preciso fazer muitas contas para perceber que esta jovem comunicadora de ciência, conhecida na internet como a Youtuber MathGurl, vai longe. Inês Guimarães nasceu em 1998 na cidade com o mesmo nome. Filha de pai médico e mãe professora do 1.º Ciclo, está ligada a vários projectos de divulgação matemática. Além do canal MathGurl, colabora com o cantor Paulo Sousa levando às escolas o espectáculo “A Raiz do Problema”. Escreveu o conto infantil “A Terra da Mentemática”, já participou em duas conferências TEDx e foi nomeada para melhor Youtuber de Ciência e Tecnologia no âmbito do YouFest Awards, em 2018.

 

“Qual a sensação de entender Matemática?”, “Números feitos de LEGO” e “Piadas Matemáticas” são os títulos dos últimos vídeos que postou no seu canal de Youtube, que conta com mais de 2, 5 milhões de visualizações. É Inês quem escreve os guiões, filma e edita os vídeos. “A Matemática pode pôr-te maluco, mas vale a pena! De uma forma simples e humorística (espero), eu falo de cenas fixes de Matemática. Mesmo assim, não te fies só na minha palavra, vê com os próprios olhos!”, escreve na apresentação da sua plataforma online a jovem Youtuber, que em 2016 chegou à final do FameLab, o concurso de comunicação de ciência promovido em Portugal pela Ciência Viva.

Nas palestras no Pavilhão do Conhecimento, Inês Guimarães irá partilhar com estudantes pouco mais novos do que ela a paixão pelos números, que despontou no 7.º ano depois da experiência com um professor “que a espicaçou”.

No Dia do Pi, o Pavilhão do Conhecimento organiza durante todo o dia várias actividades experimentais que convidam os visitantes a explorarem o museu com os olhos postos no π, descobrindo as suas aplicações no dia-a-dia.

Programa completo em www.pavconhecimento.pt

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Concordo com a politica de privacidade e de tratamento de dados pessoais
Inscreva-se Inscreva-se
Subscreva Inscreva-se