5entidos

Visão, olfacto, paladar, tacto e audição. Aprendemos desde cedo a usar os nossos 5 sentidos para investigar e compreender o mundo. Mas como funcionam? Quão dependentes estamos deles? Como sentimos e percebemos o mundo que nos rodeia? E como se relacionam os nossos sentidos com as nossas emoções, a aprendizagem ou as memórias que vamos criando?

 

9 de Março | Põe-te à prova | Público escolar | Gratuito

Quer pôr os seus alunos à prova? E levá-los numa viagem sensorial? 

Os 5 sentidos dão-nos indicações sobre como nos deveremos sentir, pelo reavivar de velhas lembranças e ajudam-nos a compreender o mundo à nossa volta através do que ouvimos, vemos, saboreamos, cheiramos e/ou tocamos. 

Encontrar ilusões de óptica que os farão duvidar do que vêem, pôr o seu equilíbrio à prova e ultrapassar obstáculos de pôr a cabeça a andar à roda são alguns dos desafios que os  alunos vão encontrar no Pavilhão do Conhecimento. Vão ainda explorar a raiz do medo e a reacção a sinais de perigo.

Programa completo.

Iniciativa organizada no âmbito do projecto ERC=Science2, que dá a conhecer o European Research Council e a ciência que se faz na Europa.

 

10 de Março | O jantar está servido | Público adulto | Gratuito

Uma refeição é uma experiência multissensorial: sabor, aspecto, cheiro, textura e som não podem faltar na ementa. 

Hoje há restaurantes onde podemos comer às escuras e há chefs que se dedicam a experimentar novos ingredientes e a testar novas texturas. 

Mas que influência têm estes estímulos na forma como percepcionamos os alimentos? 

Aceite o convite e venha participar num jantar imersivo no Pavilhão do Conhecimento onde as experiências se servem numa bandeja pelas mãos dos chefs Sofia Morais Pinto e Frederico Guerreiro. Os participantes vão ser desafiados, observados e escrutinados, tudo para perceber como o nosso cérebro reage a diferentes estímulos e os integra como uma aprendizagem. Nesta descoberta de sabores estarão à mesa connosco os investigadores Maria Eugenia Chiappe (Fundação Champalimaud, European Research Council), Carlos Ribeiro (Fundação Champalimaud) e Rui Oliveira (Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Instituto Gulbenkian e Ciência).

Consulte o programa.

Lotação esgotada.

Iniciativa organizada no âmbito do projecto ERC=Science2, que dá a conhecer o European Research Council e a ciência que se faz na Europa. 

 

De 10 a 18 de Março | Semana Internacional do Cérebro 

Durante a Semana Internacional do Cérebro deixe-se surpreender com actividades dedicadas ao nosso órgão mais misterioso: o cérebro. Venha descobrir como funciona o cérebro, como aprendemos e como nos lembramos, que diferenças existem entre o hemisfério direito e o esquerdo, e como os nossos sentidos nos podem enganar. 

Será que vemos a realidade tal como ela é? 

Esta é uma iniciativa da Dana Alliance for Brain Initiatives, coordenada em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN), em colaboração com a Ciência Viva.

Gratuito na compra do bilhete de acesso às exposições.

 

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo