Comunicado de Imprensa

Movimento Código Portugal coloca o Pavilhão do Conhecimento a programar

07 de Dezembro de 2017



Este domingo, 10 de Dezembro, o Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva será palco do encerramento da #2 edição do Movimento Código Portugal, intitulada Código das Estrelas. Das 11.00 às 19.00, vamos mostrar tudo que o Movimento Código Portugal fez durante uma semana e o Mapa Estrelar digital programado em tempo real por centenas de escolas de todo o país.

Pelo segundo ano consecutivo, todos vão aprender, de forma divertida, a programação e o pensamento computacional, a nova literacia do século XXI. Para tal, o Pavilhão do Conhecimento está de portas abertas este domingo, com um vasto programa para todas as idades, com workshops e demonstrações, envolvendo alunos, cientistas, programadores, artistas e empresas. A participação é gratuita.

Vamos descobrir como “pensam” os computadores e como evoluíram os jogos; vamos aprender a criar novos cenários, a desenvolver aplicações, a controlar robôs de salvamento, robôs interactivos e sociais, a programar microssatélites, a medir sinais biomédicos ou a transformar simples objectos do dia-a-dia num botão ou touchpad.

Às 16.30, com presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo e do Secretário de Estado da Educação, João Costa, serão conhecidos os vencedores da #2 edição Movimento Código Portugal.

O Movimento Código Portugal é uma campanha de mobilização nacional de consciencialização para a importância da literacia digital e computacional e que pretende estimular o desenvolvimento das competências associadas ao pensamento computacional.
Promovido pelo Governo, através das áreas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Educação, Economia, Trabalho, Solidariedade e Segurança, pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, e abraçando a Iniciativa Competências Digitais, o Movimento Código Portugal está alinhado com a “Computer Science Education Week” e com o evento à escala global “A Hora do Código”, visando potenciar o envolvimento da comunidade nacional para um desafio que atinge já dezenas de milhões de alunos em mais de 180 países.

O Movimento Código Portugal foi lançado em 2016 com a edição #1 - Árvore do Código, que mobilizou 1132 escolas do ensino básico, secundário e profissional de todo o país, cujos alunos resolveram mais de 177 mil desafios utilizando mais de um milhão de blocos.

Ao longo da semana, mais 751 escolas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos resolveram desafios de programação, que consistiu em ajudar o Astrokid a reparar o satélite que foi atingido por um meteorito e a encontrar o foguetão para regressar a casa.

Miúdos e graúdos vão descobrir que escrever código é mais fácil do que parece.

Programa completo.

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo