Movimento Código Portugal

No dia 10 de Dezembro, domingo, o Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva será palco do encerramento da #2 edição do Movimento Código Portugal.

Das 11.00 às 19.00, crianças, jovens e adultos terão oportunidade de aprender a programar e partilhar os resultados dos seus projectos, através de um conjunto de workshops e demonstrações desenvolvidas em colaboração com especialistas de instituições científicas nas áreas de informática, programação e robótica.

Vamos descobrir como “pensam” os computadores e como evoluíram os jogos; vamos aprender a criar novos cenários, a desenvolver aplicações, a controlar robôs de salvamento, robôs interactivos e sociais, a programar microssatélites, a medir sinais biomédicos ou a transformar simples objectos do dia-a-dia num botão ou touchpad. A participação é gratuita.

Consulte o programa completo.

 

Os workshops são gratuitos mediante inscrição prévia:

PARROT BOARD JUMPER

11.30 › 13.30 | 9 aos 12 anos

DESENHOS ATÉ AO INFINITO COM PYTHON 

11.30 › 12.30 | M⁄12 anos  

INTRODUÇÃO AO SCRATCH NO 1.º CICLO

11.30 › 13.00 | 6 aos 12 anos 

BENEFÍCIOS DO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO PARA CRIANÇAS E JOVENS (SESSÃO 1)

11.30 › 12.30 | Pais 

CRIAÇÃO DE UM JOGO 2D (SESSÃO 1)

 11.30 › 12.30 | 7 aos 14 anos

CRIAÇÃO DE UMA APLICAÇÃO PARA TELEMÓVEL (SESSÃO 1)

11.30 › 12.30 | 7 aos 14 anos

UMA HORA A PROGRAMAR

12.30 › 13.30 | M⁄5 anos

CÓDIGOS DE BARRAS: COMO SÃO PROGRAMADOS E QUAL A SUA UTILIZAÇÃO

14.30 › 16.00 | M/8 anos

INTRODUÇÃO AO RASPBERRY PI

14.30 › 16.30 | M/12 anos

3D MODELING AND PRINTING

14.30 › 17.30 | 15 aos 18 anos

BENEFÍCIOS DO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO PARA CRIANÇAS E JOVENS (SESSÃO 2)

14.30 › 15.30 | Pais

CRIAÇÃO DE UM JOGO 2D (SESSÃO 2)

14.30 › 15.30 | 7 aos 14 anos

CRIAÇÃO DE UMA APLICAÇÃO PARA TELEMÓVEL (SESSÃO 2)

14.30 › 15.30 | 7 aos 14 anos

PROGRAMAÇÃO COM O ROBOT ANPRINO

16.00 › 17.30 | M⁄8 anos

COREOGRAFIAS E DANÇAS COM ROBÔS

16.00 › 17.30 | 8 aos 12 anos

CRIE O SEU JOGO ANDROID

16.30 › 18.30 | M⁄12 anos

QUERES APRENDER A PROGRAMAR? O ROBOT AJUDA!

17.00 › 18.30 | M⁄10 anos

GAMES SOCIAL TECH BOOSTER – CONHECER E DESENHAR JOGOS “ÚTEIS”

16.00 › 18.00 | M/16 anos  

PENSAMENTO COMPUTACIONAL, PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA

14.30 › 15.30 | 4 aos 12 anos

PROFESSORES - PENSAMENTO COMPUTACIONAL, PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA

11.30 › 13.30 | Professores 

 

O Movimento Código Portugal é uma campanha de mobilização nacional de consciencialização para a importância da literacia digital e computacional e que pretende estimular o desenvolvimento das competências associadas ao pensamento computacional, que se configura como uma nova forma de literacia para o século XXI.

Ao longo de uma semana, de 4 a 10 de dezembro, escolas de todo o país vão resolver desafios de programação, que consiste em ajudar o Astrokid a reparar o satélite que foi atingido por um meteorito e a encontrar o foguetão para regressar a casa.

Promovido pelo Governo, através das áreas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Educação, Economia, Trabalho, Solidariedade e Segurança, pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, e abraçando a Iniciativa Competências Digitais, o Movimento Código Portugal está alinhado com a “Computer Science Education Week” e com o evento à escala global “A Hora do Código”, visando potenciar o envolvimento da comunidade nacional para um desafio que atinge já dezenas de milhões de alunos em mais de 180 países.

O Movimento Código Portugal foi lançado em 2016 com a edição #1 - Árvore do Código, que mobilizou 1132 escolas do ensino básico, secundário e profissional de todo o país, cujos alunos resolveram mais de 177 mil desafios utilizando mais de um milhão de blocos.

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo