Lixo marinho em debate no próximo Dia C

Lixo marinho em debate no próximo Dia C


Que medidas estão a ser tomadas para lidar com o lixo marinho?

Esta quinta-feira, 29 de Junho, às 19.30, no Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, Limpar o oceano: redução do lixo marinho é o ponto de partida para a conversa do Dia C do mês de Junho. São as oradoras convidadas Paula Sobral, da Associação Portuguesa do Lixo Marinho, e Sandra Castro, da Extruplás.

O lixo marinho é uma das principais ameaças à saúde dos oceanos: alastra pela cadeia alimentar contaminando organismos com compostos tóxicos; causa a morte de animais, sufocados por partículas ou enredados em objectos maiores; interfere com a biodiversidade, prejudicando a sobrevivência de algumas espécies e fomentando o crescimento de outras populações; pode inviabilizar pescas, transportes, turismo, lazer e outras actividades humanas.

Nesta edição do Dia C discutiremos o que pode ser feito para reduzir ou gerir o lixo de origem humana, acumulado no oceano e nas zonas costeiras. Que medidas exequíveis permitirão conter este problema? O que pode ser feito a montante, na produção e consumo de massa? Como estão a ser envolvidas a população e as diferentes partes interessadas?

Os participantes terão ainda a oportunidade de visitar a exposição Um Oceano sem Plástico e ficar a conhecer os efeitos dos plásticos no oceano.

O Dia C: Desafios para a sustentabilidade é um ciclo de conversas inspiradas nos objectivos para o crescimento sustentável da ONU

A entrada na conferência é gratuita mediante inscrição prévia em www.cienciaviva.pt

Esta iniciativa tem como media partner o jornal Público.




Partilhe




ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se