Dia 15 de junho das 17.30 às 19.00, no Pavilhão do Conhecimento
Venha assistir à estreia nacional do documentário Quanto vale o azul?, com a participação do biólogo e cineasta brasileiro Ricardo Gomes, no Pavilhão do Conhecimento. Entrada gratuita.
Quanto vale o azul? é um documentário que mergulha no universo da Economia Azul sustentável. Teve estreia mundial na Conferência do Oceano da ONU, este mês, em Nice. Conta com o testemunho do economista Gunter Pauli, considerado o “Steve Jobs da Economia Azul” por incentivar novos modelos de negócios para comunidades, com retornos sólidos para os investidores e economia regenerativa do meio ambiente.
O documentário revela como o equilíbrio entre o desenvolvimento económico e a preservação ambiental pode transformar vidas, territórios e gerar emprego e rendimento. Filmado no deslumbrante cenário do Rio de Janeiro, o documentário apresenta imagens espetaculares da cidade e da sua rica fauna marinha – tartarugas, golfinhos, raias, peixes, polvos e cavalos-marinhos – num ecossistema único no mundo.
Auditório
O filme dá a conhecer as histórias de cientistas, pescadores artesanais e apaixonados pelo oceano, destacando iniciativas inovadoras que visam garantir um futuro sustentável. O documentário mostra como a Economia Azul pode criar novas oportunidades para o Rio de Janeiro, impulsionando setores como o turismo sustentável, a biotecnologia marinha, a restauração de ecossistemas e a pesca responsável. Da recuperação de mangais à criação de empregos sustentáveis, o filme ilustra como tradição, inovação e conhecimento científico estão a ser aplicados para equilibrar o progresso com a conservação.
O documentário demonstra que o Rio de Janeiro tem todos os ingredientes para se tornar numa Metrópole Azul e consolidar-se como uma potência da Economia Azul. Ações essenciais, como a despoluição da Baía de Guanabara através da universalização do saneamento básico, colocam o Rio na vanguarda deste processo global.
Com dados e testemunhos de especialistas de renome, como Gunter Pauli, Sérgio Besserman e Carlos Eduardo Frickmann Young, Quanto vale o azul? convida o público a repensar a sua relação com a natureza, valorizando a riqueza dos oceanos e a urgência de um futuro sustentável e regenerativo.
Crédito: ONU News/Leda Letra.
Ricardo Gomes é biólogo marinho, cineasta e fundador do Instituto Mar Urbano. Encontra-se em Portugal a promover o seu mais recente documentário "Quanto vale o azul?", onde foca as questões ligadas à economia do oceano. É também autor do teledocumentário “Rios Urbanos”, onde desvenda alguns dos mistérios dos rios Tejo e Sado. A sua obra mais conhecida é “Baía Urbana” onde o realizador filma tartarugas, corais, raias e até cavalos-marinhos na poluída, mas sobretudo vibrante, Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
Neste evento irá proceder-se à recolha de registo fotográfico e vídeo, através da presença de fotógrafos devidamente identificados.
O Pavilhão do Conhecimento é membro de:
1999 - 2022 Pavilhão do Conhecimento | Centro Ciência Viva