Dia 14 de setembro, das 10.00 às 18.00, no Pavilhão do Conhecimento
O Pavilhão do Conhecimento vai estar na crista da onda...gravitacional. Venha celebrar os 10 anos da descoberta que abriu novos caminhos para explorar o Universo. Atividades gratuitas.
O que é que acontece quando dois buracos negros colidem? Descubra a resposta no dia próximo dia 14 de s etembro e venha celebrar o 10º aniversário da primeira deteção de Ondas Gravitacionais com atividades, experiências e uma palestra para mentes curiosas. Foi a 14 de setembro de 2015 que ondas gravitacionais foram detetadas pela primeira vez, quase 100 anos depois de Einstein as ter previsto. Esta descoberta científica marcou o início de uma nova era na astronomia e na forma como observamos o Universo, permitindo saber mais sobre eventos raros como a colisão de buracos negros.
Este evento faz parte de um conjunto de eventos a nivel nacional que vão decorrer simultaneamente, no Porto e em Aveiro , organizados pela Ciência Viva em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Astronomia , Sociedade Portuguesa de Física, Sociedade Portuguesa de Matemática , e a Sociedade Portuguesa de Relatividade e Gravitação .
Átrio
Auditório
Vítor Cardosoé Professor Catedrático Distinto no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e Bohr Professor no Instituto Niels Bohr na Universidade de Copenhaga onde é Director do Centro de Gravidade. Foi Fellow no CERN, no Perimeter Institute, no Waseda Institute for Advanced Studies e Van der Waals Chair em Amesterdão. Os seus interesses de investigação incidem sobre ondas gravitacionais, buracos negros e a física do espaço e é um pioneiro em espetroscopia de buracos negros e testes da teoria de Einstein. É autor dos livros “O eclipse do tempo” e “Superradiance” e de mais de 300 artigos publicados em revistas internacionais. Editou o livro “Assim Nasce Uma Ideia” e estabeleceu colaborações com artistas ao longo da carreira. A sua investigação foi distinguida três vezes pelo European Research Council. É membro eleito da Academia de Ciências de Lisboa, membro fundador da Sociedade Portuguesa de Relatividade Geral e Gravitação. Em 2015 foi agraciado pelo Presidente da República com a Ordem de Santiago D’Espada, pelas suas contribuições para a ciência. Em 2024 foi-lhe atribuído o Prémio Ulisboa, em reconhecimento do seu extraordinário contributo para o desenvolvimento da física teórica e para o progresso da ciência a nível global.
Neste evento irá proceder-se à recolha de registo fotográfico e vídeo, através da presença de fotógrafos devidamente identificados.
O Pavilhão do Conhecimento é membro de:
1999 - 2022 Pavilhão do Conhecimento | Centro Ciência Viva