“Ao Romper da Aurora”  é a mais recente obra do Professor António Galopim  de Carvalho , uma das figuras mais acarinhadas da ciência em Portugal.  

Venha participar neste evento e descubra a mais recente publicação do professor Galopim, uma compilação de textos escritos pela noite dentro que exploram as várias vertentes da vida do próprio, o seu legado para a Geologia em Portugal e a fascinante procura por fósseis e dinossauros. A sessão tem entrada livre e será apresentada por Júlio Isidro .  

 

Programa

  • Abertura

    Boas-vindas pelo Grupo Coral e Etnográfico AlCante ao som do Cante Alentejano.

    18h30 > 18h45

  • Apresentação da obra "Ao Romper da Aurora"

    Incluindo a leitura de excertos da obra "Ao Romper da Aurora", sessão com o Prof. Galopim de Carvalho e Q&A com o público.

    Intervenções:

    Rosalia Vargas – Ciência Viva

    António Baptista Lopes – Âncora Editora

    Jorge Relvas – Ciência Viva/Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

    18h45 > 20h00

  • Encerramento e sessão de autógrafos

    Cocktail de encerramento com atuação do Grupo Coral e Etnográfico AlCante.

    20h00 > 20h30

Biografia

 

António Marcos Galopim de Carvalho é professor catedrático jubilado pela Universidade de Lisboa. Licenciado em Ciências Geológicas pela Universidade de Lisboa, doutorou-se em Geologia na mesma universidade e entre 1961 e 2001 lecionou na sua alma mater, no Departamento de Geologia.

Ao longo dos últimos 30 anos acumulou as funções de diretor do Museu Nacional de História Natural, da mesma universidade, onde dirigiu diversos projetos de investigação nas áreas da Paleontologia dos Dinossáurios e de Geologia Marinha.

É autor de 23 livros científicos, pedagógicos, de divulgação científica, de ficção ou memórias. Assinou mais de 200 trabalhos em revistas científicas e mais de 150 artigos de opinião em defesa da geologia e do património geológico. Integrou diversos organismos nacionais e internacionais, nomeadamente a comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, foi colaborador dos Serviços Geológicos de Portugal e criou e dirigiu o Laboratório de Sedimentologia do Centro de Estudos Geográficos, do Instituto de Geografia da Faculdade de Letras de Lisboa, entre 1965 e 1981. Foi consultor científico da RTP e da SIC para séries televisivas de divulgação científica na área das Ciências da Terra e de diversas editoras.

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Subscrever newsletter Subscrever newsletter