"Engenhos do Espaço"

De 4 a 12 de outubro, no Pavilhão do Conhecimento

 

Das origens do Universo à vida no Espaço, não perca uma exibição composta por artefactos autênticos e peças alusivas ao imaginário da exploração espacial tripulada. 

Entrada gratuita.

Para celebrar a Semana Mundial do Espaço, estará patente no átrio do Pavilhão do Conhecimento, de 4 a 12 de outubro, a exposição "Engenhos do Espaço", um conjunto de artefactos autênticos e alusivos às origens e ao imaginário da exploração espacial tripulada. 

A inauguração desta exposição, agendada para 5 de outubro , conta com a apresentação de uma palestra e visita guiada do geofísico e astronauta análogo  Rui Moura , o primeiro português a integrar o programa POSSUM  ( Polar Suborbital Science in the Upper Mesosphere ), cuja investigação incide n as propriedades geofísicas dos materiais planetários e lunares tendo já  realizado   experiências de microgravidade dentro dessas temáticas .

Na exposição pode encontrar não só peças mecânicas e electrónicas dos lançadores, bem como alguns relatórios e documentos técnicos, um jornal a noticiar a chegada da Apollo 11 à Lua, revestimentos do Vaivém Espacial, e até alimentos e alguns objetos do dia a dia do astronauta. Todas estas peças fazem parte do espólio pessoal de Rui Moura.

 

A entrada é gratuita e não requer inscrição prévia.

A exposição conta com o apoio da Unidade de Turismo da Natureza da Cascais Ambiente, do Museu do Mar do Rei D. Carlos I e do Museu Nacional do Teatro e da Dança. 

Programa | 5 outubro

  • Inauguração da exposição

    Átrio

    Abertura oficial com apresentação da nova exposição e intervenção de Rui Moura, geofísico e astronauta análogo que cedeu os objetos do seu espólio pessoal.

    16.30 – 17.00

  • O Espaço em primeira mão

    Átrio

    Visita guiada à exposição, acompanhada de um cocktail.

    17.00 – 18.30

Rui Moura é português, professor associado e investigador do Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro. Licenciou-se em Engenharia Geológica pela Universidade de Aveiro e, posteriormente, concluiu o Doutoramento em Geofísica pela Universidade de Aveiro. Atualmente, é investigador no GEOBIOTEC e INESCTEC - CRAS (Porto), assim como colaborador externo do Instituto de Geofísica da Universidade do Porto (IGUP), explorando a temática das propriedades geofísicas do Regolito Lunar, incluindo experiências em microgravidade. A sua experiência de investigação em geofísica aplicada inclui mais de 28 anos de trabalho de campo, obtendo muita experiência na realização de medições científicas em alguns ambientes desafiantes e adversos. Também leva a cabo investigação em tópicos relacionados com riscos naturais e avaliação de risco, tendo sido responsável por definir as diretrizes atuais de Avaliação de Risco Sísmico para o governo do Quirguistão.

Rui Moura é também piloto de aviôes, desde 1993, detendo atualmente qualificação de voo noturno e acrobacia aérea, tendo já pilotado mais de 25 tipos de aeronaves. Também participou em três temporadas competitivas de voo acrobático  e cinco anos em ações de vigilância de incêndios florestais.

Rui Moura ingressou no IIAS (Instituto Internacional de Ciências Astronáuticas), em 2016, concluindo o curso de “Cientista-Astronauta Suborbital” 1601 na Universidade Embry Riddle, na Florida. Recentemente, também tem feito esforços em Portugal para promover o voo espacial tripulado através de exposições de artefatos autênticos. Dentro do IIAS, foi no passado o líder do grupo Space for All Nations (SFAN).

Iremos proceder ao registo de imagem e áudio para fins de divulgação de ações, na imprensa, em iniciativas de âmbito educativo e institucional, publicações, websites e redes sociais da Ciência Viva, Rede Nacional de Centros Ciência Viva e parceiros.

Se não autorizar a captação da sua imagem, por favor informe um elemento da equipa, para receber um badge identificativo, o qual pedimos que utilize de forma visível.

Mais informações aqui .


We will be recording images and audio to promote our activitivies in the press, as well as in educational and institutional initiatives, publications, websites and social media channels of Ciência Viva, the National Network of Ciência Viva Centers and their partners.

If you do not authorize your image to be captured, please inform a member of the team so that you can receive an identification badge, which we ask you to wear visibly.

More information here .

Organização

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Subscrever newsletter Subscrever newsletter