Venham celebrar o cérebro connosco!

 

No contexto da Semana Internacional do Cérebro, celebramos o sistema nervoso central com vários eventos no Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva.

Sendo o cérebro o único órgão que deu nome a si próprio, temos muito por onde explorar neste dia!

No sábado dia 15 de março, juntem-se a nós no átrio do Pavilhão do Conhecimento entre as 10.00 e as 18.30 para aprender mais sobre neurociências!

Todas as atividades no átrio neste dia serão gratuitas e de entrada livre.

 


"A minha voz ou a tua" :  Projeto de investigação

 

 

10.00 - 16.00 | Átrio

Alguma vez desejaram participar num verdadeiro estudo científico sobre neurociências? Esta é a vossa oportunidade!

“A minha voz ou a tua? Desenvolvimento da perceção vocal na adolescência” é um projeto da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa O seu objetivo é compreender o desenvolvimento do cérebro na adolescência, particularmente sobre as mudanças que ocorrem na reação a vozes humanas.

Nesta banca será possível descobrir porque é que nossa própria voz soa diferente em gravações, como é que se estuda o reconhecimento de diferentes vozes, e o tipo de sons que os investigadores utilizam nas suas tarefas de laboratório.

 


Atividades Fala-me Neuro

 

 

 

10.00 - 16.00 | Átrio

Nesta Semana Internacional do Cérebro juntem-se ao projeto Fala-me Neuro , uma associação de comunicação de neurociências em português, para aprenderem mais sobre o fantástico mundo das neurociências! Venham construir neurónios, conhecer as diferentes zonas do cérebro e falar com cientistas da área.

 


Lançamento do livro "Inteligência vital, estupidez artificial"  de Alexandre Castro Caldas

 

17.00 - 18.30 | Átrio

"Serão as máquinas capazes de produzir e manifestar inteligência? Numa época em que tanto se fala de inteligência artificial, impõe-se uma questão prévia: mas o que é a inteligência? O conceito tem sido objeto de definições e interpretações diversas, tantas quantos os especialistas que sobre ela se debruçaram. Neste livro, o prestigiado neurologista Alexandre Castro Caldas dá a conhecer a evolução do conceito ao longo dos séculos e apresenta a inteligência como uma capacidade não exclusiva dos seres humanos, mas própria dos seres vivos em geral, ainda que com expressões diferentes de espécie para espécie."

O lançamento do mais recente livro de Alexandre Castro Caldas, "Inteligência vital, estupidez artificial" (ed. Contraponto), terá lugar no átrio do Pavilhão do Conhecimento, no dia 15 de março às 17.00.

Este lançamento será apresentado por Álvaro Laborinho Lúcio, autor do prefácio do livro.


Neste evento irá proceder-se à recolha de registo fotográfico e vídeo, através da presença de fotógrafos devidamente identificados.

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Subscrever newsletter Subscrever newsletter