= A EXPOSIÇÃO =


Entre os dias 14 e 26 de Maio, o Pavilhão do Conhecimento acolhe na sua área exterior a exposição Ocean Plastics Lab. Em quatro contentores, esta mostra fornece uma perspectiva actual sobre a poluição causada pelo plástico nos mares e no oceano e os seus efeitos sobre os seres humanos, os animais e a natureza. Composta por instalações, animações e experiências interactivas, a exposição revela ainda como a ciência trabalha em conjunto a nível mundial de forma a encontrar soluções para este problema premente. O objectivo é dar informação aos cidadãos sobre esta ameaça global e promover o diálogo entre ciência e sociedade.

Ocean Plastics Lab é uma exposição itinerante internacional que após a sua inauguração oficial em Turim, em Setembro de 2017, já passou por Paris, Bruxelas, Washington, D.C., Ottawa e Berlim. Chega agora a Lisboa, onde permanecerá até 26 de Maio. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10.00 às 19.00, e aos fins-de-semana, das 11.00 às 20.00. A entrada é gratuita.




INSCREVA A SUA ESCOLA




= O PROBLEMA =


Seja em embalagens, sacos, garrafas, brinquedos ou móveis, todos nós usamos o plástico no nosso dia-a-dia. É também amplamente utilizado na produção industrial e na agricultura. Anualmente, são depositados no oceano entre 4,8 e 12,7 mil milhões de quilos de plástico. Uma quantidade equivalente a 35 contentores chega ao mar a cada hora que passa. Grandes pedaços de plástico e aqueles que são demasiado pequenos para se ver a olho nu são transportados por ventos e correntes marítimas para os cantos mais remotos do planeta, onde permanecem sem se decompor durante séculos, com um impacto negativo nos ecossistemas.

Para os animais marinhos é um perigo muitas vezes mortal: ou ficam presos em resíduos plásticos ou confundem o plástico com comida.

"Uma quantidade equivalente
a 35 contentores
chega ao mar a
cada hora que passa."





= PLANO DE ACÇÃO =


Em 2017 os Estados-Membros das Nações Unidas reuniram-se para explorar potenciais ameaças aos mares e ao oceano. Ao mesmo tempo, o “Plano de Acção contra Resíduos Marinhos”, lançado pela Alemanha, foi estendido dos sete maiores países industrializados (G7) para os países do G20. O Ministério Federal Alemão para a Educação e Investigação, em cooperação com o Consórcio de Investigação Marítima Alemã e a Comissão Europeia, apoiam iniciativas científicas para o combate ao problema do plástico marinho e criaram a exposição itinerante Ocean Plastics Lab.




INSCREVA A SUA ESCOLA


A POLUIÇÃO DOS MARES COM
PLÁSTICO EM QUATRO CONTENTORES




Contentor 1

“Ocean Plastics Lab”

Uma instalação de redes de pesca, garrafas de plástico e inúmeros objectos neste material mostram a extensão do problema e introduzem o tema da exposição. Uma outra instalação interactiva oferece aos visitantes a oportunidade de obterem uma visão geral do tema do lixo plástico no oceano e de repensarem as suas acções.





Contentor 2

“SEE the waste”

O que se esconde por trás dos títulos alarmantes dos jornais sobre os efeitos do lixo plástico marinho? Quão credíveis são esses alertas? O segundo contentor da exposição mostra os métodos usados pela ciência para estudar a poluição dos mares e do oceano, e quais as percepções que daí advêm. Entrevistas curtas com investigadores e cidadãos de todo o mundo ilustram a dimensão do problema.





Contentor 3

“DETECT impacts”

Placas de Petri sobredimensionadas, fontes de luz e exaustores, superfícies metálicas brilhantes: o terceiro contentor da exposição faz lembrar um laboratório, no qual os visitantes podem usar peças interactivas para descobrir de que forma os resíduos plásticos representam uma ameaça para a vida marinha e para os humanos.





Contentor 4

“BUILD co-solutions”

O quarto contentor da exposição informa sobre vários projectos que visam combater o lixo marinho de formas muito diversas.Mostra também como podemos reduzir o consumo individual de plástico através de decisões pessoais e participar nas iniciativas de Ciência Cidadã para proteger ou limpar o oceano. Em consonância com a tríade “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, evitar o uso do plástico ainda é a melhor estratégia para resolver este problema.






INSCREVA A SUA ESCOLA

= NOS MEDIA =


Antena 1

18/05/2019



INSCREVA A SUA ESCOLA




O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se