Neste contexto, foram introduzidas na disciplina de Técnicas da Joalharia os temas “Água e Meio Ambiente”, “Robótica” e “Dr. Sousa Martins: o boticário, o médico e o santo laico”. Na disciplina de Projectos foram abordados temas como “Fauna e Flora”, “Corpo Humano” e “Fenómenos Físicos”.
Todas estas temáticas e ambientes serviram de inspiração às 22 peças reunidas na exposição “Jóias da Ciência”, que foi inaugurada no dia 19 de Novembro de 2019, no Átrio do Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva.
Maria Mota, Rui Agostinho, Conceição Calhau, Maria José Costa, Luísa Schmidt, Elsa Anes, Octávio Mateus e Raquel Gaspar foram alguns dos cientistas convidados que desfilaram com estas jóias antes de serem depositadas nos suportes onde ficarão em exposição até 24 de Novembro, Dia Nacional da Cultura Científica e primeiro dia da Semana da Ciência e da Tecnologia 2019. O acesso à mostra é livre.
A parceria estabelecida este ano entre a Ciência Viva e o Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual propõe a concretização de projectos que contribuam para a formação dos jovens e o acesso à cultura científica por parte de todos os cidadãos, estabelecendo-se assim um ponto de encontro de missões comuns às duas instituições.
* Não inclui acesso à área expositiva.