Slide3 Background

Jóias da Ciência 2019 //


Inauguração . 19 Novembro . 18.00 . Entrada livre

Ver programa da inauguração

19 - 24 Novembro . Átrio do Pavilhão do Conhecimento
Exposição gratuita *

Não há dúvidas que a ciência é preciosa...
mas se fosse uma jóia como seria?
E que formas e padrões adoptaria?

Respondendo ao desafio da Ciência Viva,
o Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual convidou os alunos do seu curso regular de Joalharia a produzirem peças criadas com materiais reutilizados e inspiradas na ligação da ciência e da tecnologia com a sociedade.


Neste contexto, foram introduzidas na disciplina de Técnicas da Joalharia os temas “Água e Meio Ambiente”, “Robótica” e “Dr. Sousa Martins: o boticário, o médico e o santo laico”. Na disciplina de Projectos foram abordados temas como “Fauna e Flora”, “Corpo Humano” e “Fenómenos Físicos”.

Todas estas temáticas e ambientes serviram de inspiração às 22 peças reunidas na exposição “Jóias da Ciência”, que se inaugura no dia 19 de Novembro, terça-feira, às 18.00, no Átrio do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva.

Maria Mota, Rui Agostinho, Conceição Calhau, Maria José Costa, Luísa Schmidt, Elsa Anes, Octávio Mateus, Raquel Gaspar e Alexandre Quintanilha** serão alguns dos cientistas convidados a desfilar com estas jóias tão especiais antes de serem depositadas nos suportes onde ficarão em exposição até 24 de Novembro, Dia Nacional da Cultura Científica e primeiro dia da Semana da Ciência e da Tecnologia 2019. O acesso à mostra é livre.

A parceria estabelecida este ano entre a Ciência Viva e o Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual propõe a concretização de projectos que contribuam para a formação dos jovens e o acesso à cultura científica por parte de todos os cidadãos, estabelecendo-se assim um ponto de encontro de missões comuns às duas instituições.



* Não inclui acesso à área expositiva.
** A confirmar

Projectos // autores . fichas técnicas . galerias



Créditos das imagens: Nuno Martinho


Professores orientadores //

Disciplina de Projectos:
Marília Maria Mira (Fauna e Flora, Corpo Humano e Fenómenos Físicos)

Disciplina de Técnicas da Joalharia:
Ana Margarida Carvalho (Água e Meio Ambiente) Teresa Milheiro (Robótica) Catarina Silva (Dr. Sousa Martins: o boticário, o médico e o santo laico)





Organização





O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se