O que estou a coser?

Streptococcus

Sou uma bactéria que pode infetar humanos, causando por exemplo a faringite e a pneumonia. Tenho a capacidade de infetar vários órgãos humanos. Pertenço à família Streptococcaceae que pode ser encontrada em diversos ambientes naturais, em alimentos e no microbioma de animais e humanos. É fácil identificarem-me pela a minha aparência, sou constituída por vários cocci (estruturas esféricas) que formam uma colónia em forma de corrente.

As infeções podem ser tratadas com penicilina, contudo existem algumas estirpes que estão a ganhar resistência aos antibióticos.

Mais informações em:

https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/doen%C3%A7as-infecciosas/cocos-gram-positivos/infec%C3%A7%C3%B5es-estreptoc%C3%B3cicas

https://www.cdc.gov/groupastrep/diseases-public/index.html

https://link.springer.com/referenceworkentry/10.1007/978-3-642-30120-9_345

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7611/  

Bacillus

Sou uma bactéria que tem a forma de um pequeno bastão (bastonete) e posso ser infetar humanos, causando intoxicações alimentares. Existo naturalmente nos intestinos humanos, em reservatórios de água ou alimentos mal conservados. Nestes casos, posso causar diarreia e infecções urinárias, por exemplo. Sou usada em vários setores como médico, farmacêutico, da agricultura e industrial, para a produção de antibióticos e outros compostos úteis para os seres humanos.

Também produzo o agente antraz ( Bacillus anthracis ), que é tóxico para os humanos, geralmente transmitido através do contacto com animais ou produtos infetados.

Mais informações em:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7699/

https://www.fda.gov/food/laboratory-methods-food/bam-chapter-14-bacillus-cereus

https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/doen%C3%A7as-infecciosas/bacilos-gram-negativos/introdu%C3%A7%C3%A3o-a-bacilos-gram-negativos

Vírus

Os vírus têm dimensões muito pequenas, sendo os microrganismos mais pequenos que conhecemos. São muito simples, constituídos apenas por material genético e um revestimento habitualmente composto por proteínas. Para se multiplicarem precisam de infetar células animais, vegetais ou bactérias, agindo como parasitas. Ou seja, sozinhos não são capazes de se reproduzir e a célula que infetam, a célula hospedeira, geralmente morre quando liberta os novos vírus, que vão infetar por sua vez, outras células. Alguns vírus não matam as células que infetam mas alteram as suas funções normais de divisão celular.

Alguns vírus têm a capacidade de infetar células humanas, mas correspondem só a uma pequena porção dos vírus existentes. As consequências de uma infecção viral podem variar consoante os vírus.

Mais informações em:

https://www.genome.gov/genetics-glossary/Virus

https://microbiologysociety.org/why-microbiology-matters/what-is-microbiology/viruses.html

https://www.nature.com/scitable/definition/virus-308/

https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/doen%C3%A7as-infecciosas/v%C3%ADrus/vis%C3%A3o-geral-dos-v%C3%ADrus

https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/infec%C3%A7%C3%B5es/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-infec%C3%A7%C3%B5es-virais/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-infec%C3%A7%C3%B5es-virais

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Subscrever newsletter Subscrever newsletter