Listar todos os comunicados
No Dia Europeu do Mar embarcamos num semirrígido em busca da fauna marinha portuguesa
15-05-2023
No próximo dia 20 de maio, entre as 9.00 e as 12.00, o Pavilhão do Conhecimento celebra o Dia Europeu do Mar a bordo de um barco semirrígido, em busca da fauna marinha que compõe a zona costeira portuguesa. Esta é a primeira de três sessões de campo distintas que integram a série “Os Contemporâneos” – inserida na programação dos “Dinossauros: O Regresso dos Gigantes”.
Em “Vizinhos Marinhos” pretendemos que o público conheça os diferentes organismos gelatinosos que antecederam o aparecimento dos dinossauros, bem como os mamíferos e as aves marinhas que lhes sucederam. Partindo do Tejo com destino ao Oceano Atlântico, haverá ainda tempo para uma paragem junto à Arriba Fóssil da Costa da Caparica/Fonte da Telha para discutir a importância do património geológico da região. Esta sessão tem o apoio da SeaEO Tours – Sea & Estuary Odyssey.
“Os Contemporâneos” é uma iniciativa que leva os participantes à descoberta dos organismos que viveram em simultâneo com os dinossauros – e que, ainda hoje, podem ser encontrados na natureza – e dos seres vivos que surgiram mais tarde, durante o processo evolutivo. Cada uma das saídas de campo irá abordar um ambiente e grupos biológicos distintos.
Próximas saídas:
• 5 de junho 2023 | 15.00 > 18.00 – Do Tempo dos Dinossauros
• 17 de junho 2023 | 09.30 > 13.00 – Observação de Dinossauros
Mais informação e preçário em https://www.pavconhecimento.pt/pt/dinossauros/os-contemporaneos
Inscrições em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSedKLQ-U7Zi0qZmfmY-xvIB29ijMdJxCRN6jeHyzNfLHVw2VA/viewform
Investigador convidado
Sidónio Paes
É capitão e biólogo marinho, com mestrado internacional em Biodiversidade e Conservação Marinha. Desde 2008 tem trabalhado no turismo náutico na natureza com uma vasta experiência no mar. Quis juntar-se ao conceito de “turismo de natureza", que tem como foco os vários programas turísticos na natureza, com prioridade para a biodiversidade em meios aquáticos, apelando à importância dos ecossistemas marinhos. Além de navegador há mais de 20 anos, está habilitado com o curso de Segurança Básica a bordo.