Programa Pavilhão do Conhecimento

24 de outubro

ENCONTRO COM A CIENTISTA FERNANDA DELGADO

10.00 e 11.00

Fernanda Delgado  é Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Vida e dos Alimentos da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, desde 1987.

Licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, mestre em Produção Vegetal e doutorada em Engenharia Agronómica pela Universidade Técnica de Lisboa, é investigadora integrada do CERNAS/IPCB, Centro de Recursos Naturais e Sociedade. Tem desenvolvido a sua atividade profissional como docente na área da horticultura herbácea, onde tem efetuado investigação em plantas aromáticas e plantas medicinais regionais e endémicas e plantas ornamentais, bem como na área da conservação da biodiversidade vegetal.

A CIÊNCIA COMO FATOR DE INCLUSÃO

14.00 - 16.00

- Carrinho com infusões produzidas pelo Projeto BioAromas LIIS - Laboratório de Integração e Inovação Social.

- Prova das infusões produzidas.

- Participação da investigadora Fernanda Delgado, que coordena cientificamente o projeto do BioAromas LIIS. 

25 de outubro

OFERTA DE TRÊS FORMIGUEIROS GIGANTES À ESCOLA CIÊNCIA VIVA

09.30

A IDADE E A ALTURA DAS ÁRVORES

10.30 - 16.30 |  Atividade experimental a realizar na exposição Tcharan!

A CIÊNCIA DO "TIGELADO"

11.00 - 12.00 |  Atividade experimental para escolas a realizar no espaço d'A Cozinha é um Laboratório

26 de outubro

PASSEIO DE OBSERVAÇÃO DE AVES JUNTO AO ESTUÁRIO DO TEJO, COM GONÇALO ELIAS

09.30 - 12.30

APRESENTAÇÃO DA EXPOSIÇÃO "AS NOSSAS AVES" COM...

10.30 | Átrio

Gonçalo Elias  nasceu em Lisboa em 1968. Dedica-se à observação e ao estudo das aves desde dezembro de 1987 e já colaborou em oito atlas ornitológicos em Portugal e no estrangeiro. É autor ou coautor de mais de vinte livros sobre as aves portuguesas e sobre os melhores locais para as observar. É fundador e administrador do Fórum Aves, bem como fundador e coordenador do portal avesdeportugal.info. Em janeiro de 2022 lançou, juntamente com mais quatro observadores, o projeto  Aves do Mundo PT , uma página Internet com uma lista de nomes em português para todas as aves do mundo. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e possui um MBA em Gestão de Empresas.

José Frade  nasceu em Cascais em 1966 e é apaixonado por fotografia desde os 14 anos. Tendo fotografado praticamente quase todas as espécies de aves regulares em Portugal e muitas das que apenas ocorrem raramente, resolveu procurar outros países para alargar o seu leque de registos fotográficos, seja na Europa, na África ou Américas. É autor e coautor de vários livros de fotografia como "As Aves pela minha Objectiva", "A Natureza do Mundo", "Rapinas" e colaborador noutros, assim como em revistas. Em janeiro de 2022 lançou, juntamente com mais quatro observadores, o projeto  Aves do Mundo PT . É administrador do grupo do Facebook, com mais de 64000 membros, Aves de Portugal Continental.

A IDADE E A ALTURA DAS ÁRVORES

10.30 - 16.30 |  Atividade experimental a realizar na exposição Tcharan!

A CIÊNCIA DO "TIGELADO"

15.30 - 16.30 | 17.00 - 18.00 |  Atividade experimental para famílias a realizar no espaço d' A Cozinha é um Laboratório

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Subscrever newsletter Subscrever newsletter