Page 18 - Livro Media Lab 2017
P. 18

5/18/2017                                              Medialab
                                                   Viva a Ciência                                             113







          Na oficina Dóing









          Gostámos de explorar todas as áreas





          A nossa turma (4ºF) da EB1 do Bairro da
          Madre de Deus adorou participar na Dóing.
          Fizemos aviões de papel e tentámos lançá­los
          o mais longe possível. Explorámos circuitos
          elétricos e criámos estruturas para o                                    A nossa máquina de rabiscos a funcionar!
          deslocamento de berlindes. Fizemos robôs de
          rabiscos e ainda construímos objetos com
          vários materiais que conseguiram voar nos  Com estas atividades aprendemos a acreditar  A Dóing foi uma experiência magnífica!
          tubos de vento.                      mais nas nossas capacidades e sobretudo  Queremos repetir brevemente!
                                               melhorámos a maneira de trabalhar em
                                               equipa.










                                                                                 Vamos acender uma
                                                                                 lâmpada?




                                                                                 Com esta atividade percebemos que um
                                                                                 circuito elétrico é um conjunto de objetos
                                                                                 condutores, ligados entre si através de
                                                                                 contato físico, que precisam de uma fonte de
                                                                                 energia. Para as várias experiências
                                                                                 utilizámos os seguintes materiais: duas
                                                                                 lâmpadas; dois casquilhos; quatro fios
                                                                                 crocodilo e uma pilha. Depois, fizemos vários
                                                                                 circuitos: simples ­ aberto e fechado; em
                                                                                 série e em paralelo. E ainda houve tempo
                                                                                 para um jogo elétrico!


                                    Após várias tentativas conseguimos acender as lâmpadas



          Hora do Código ­                    Afinal o que é a                  Minuto de Ciência
          Lightbot                            ciência?

          Para esta atividade, usámos os      A ciência é quando não há certos nem  Durante a nossa hora de almoço
          iPads e a aplicação­Lightbot.       errados; toda a gente está certa até se  costumávamos ouvir um programa de
          Tivemos de dar várias indicações a  provar o contrário.               ciência para crianças, que se chamava
                                              A ciência é a magia de descobrir como as “Minuto de Ciência”. De uma forma
          um robot, para ele percorrer        coisas acontecem.                 diferente aprendemos sobre várias coisas,
          diversos caminhos e acender a luz   A ciência é uma forma de fazer evoluir o  como por exemplo: a que é que sabe um
          dos ladrilhos azuis. À medida que   mundo.                            insecto.
          passávamos de nível a dificuldade
          aumentava.



      http://medialab.dn.pt/jornal/t2/printjornal/1169/                                                          2/2
   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23