O que é?

 

As Férias com Ciência estão de volta ao Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva! Crianças e jovens, entre os 6 e os 12 anos, vão embarcar numa viagem repleta de ciência e emoção.

Na Oficina Dòing os nossos exploradores vão criar projetos tecnológicos e programar robôs inteligentes. Na Cozinha é um Laboratório vamos ficar a conhecer os processos químicos associados à confeção de algumas iguarias, mas numa versão mais saudável, e no Laboratório os cientistas de palmo e meio vão realizar atividades experimentais.

E onde andará a VIVA?

A simpática robô anfitriã do Pavilhão do Conhecimento não vai de férias e promete fazer as honras da casa. Venham daí!

 

Datas: de 25 a 28 de março e de 1 a 5 de abril de 2024

Horário das atividades: 09.00 - 18.00  (receção das crianças a partir das 08.30)

Idades: dos 6 aos 12 anos

 

Registo n.º 08/2011/DRLVT do Instituto Português do Desporto e da Juventude,I.P.

Programa

6 aos 8 anos

25 de março

Já pensaste em transformar a beleza natural dos legumes e frutas em verdadeiras obras de arte? Agora a oportunidade está ao teu alcance! Junta-te a nós numa atividade emocionante de extração de pigmentos de alimentos, onde vamos explorar as cores vibrantes escondidas em cada pedacinho da natureza. Mas, primeiro, vamos descobrir os segredos da agricultura biológica enquanto te aventuras no fascinante mundo do cultivo de morangos.

26 de março

Bem-vindos a uma incrível jornada que combina a aprendizagem sobre o espaço com o irresistível mundo das frutas! Prepara-te para uma experiência intergaláctica única, onde cada dentada é uma viagem pelos planetas do nosso Sistema Solar. Prosseguimos com a nossa expedição explorando os segredos da camuflagem: como será usada por animais e plantas para se esconderem nos seus ambientes naturais? Desde as cores até aos padrões, vamos ver como a natureza se torna numa verdadeira mestra na arte da invisibilidade.

27 de março

Saudações, aventureiros! Vamos conhecer o incrível mundo das formigas e desvendar como estas pequenas arquitetas criam os seus formigueiros. Numa experiência única destacaremos a importância do trabalho em equipa e, inspirados nas colónias de formigas, vamos construir hotéis de insetos. Estes seres vivos, apesar de pequenos e muitas vezes desprezados, são de extrema importância para os ecossistemas e, consequentemente, para o Homem.

28 de março

Hoje é dia de lançar foguetes para o espaço! Transforma a tua mesa de trabalho num centro de lançamento espacial, onde cada folha de papel se torna a matéria-prima para a criação do teu próprio foguetão. Desperta o astronauta que há em ti e embarca nesta viagem espacial! E como uma alimentação saudável é extremamente importante para os astronautas, vamos mostrar na Cozinha é um Laboratório como conservar alimentos com recurso a produtos que temos em casa.

1 de abril

Num espetáculo de cores e texturas, as penas e os ovos são verdadeiras obras-primas da evolução ao longo de muitos milhões de anos. Vamos descobrir que penas e ovos não são exclusivos de aves e que podem desempenhar papéis variados. Por falar em ovos, raptaram o Ovo Mistério! Necessitamos urgentemente de recuperá-lo antes que seja tarde demais. Se tens competências para enfrentar dificuldades e trabalhar sob pressão, és a pessoa indicada para integrar a nossa equipa de investigação.

2 de abril

Embarca numa aventura única onde a beleza da natureza encontra a expressão artística da cianotipia. Nesta experiência cativante, as plantas tornam-se protagonistas, revelando os segredos do processo fotográfico antigo. Deixa-te envolver pela fusão entre a ciência e a arte e, de seguida, veste a jaleca e vem ser um mestre confeiteiro na nossa cozinha, ao confecionar uma iguaria com flores! Para além de agradar o paladar, nutre o corpo com ingredientes saudáveis.

3 de abril

Descobre o incrível mundo das plantas carnívoras: estes seres vegetais desafiam as expectativas e surpreendem com a sua natureza única e voraz. Será que as plantas carnívoras sobreviveriam numa nave espacial? E tu? Tal como um verdadeiro astronauta, serás submetido aos mais exigentes testes para avaliar se estás apto a descolar. Num ambiente de microgravidade, beber um copo de água é realmente uma aventura. E como será tomar banho, fazer refeições ou até mesmo dormir?

4 de abril

Sabes qual a diferença entre alergia e intolerância? O que é o glúten e a lactose? Na Cozinha é um Laboratório vamos abordar estas questões e perceber porque algumas pessoas têm dificuldade em digerir alguns alimentos, quais as consequências para o organismo e que alternativas adotar para o bem-estar do nosso sistema digestivo. Mas não ficamos por aqui: entramos numa viagem pelo cosmos cheia de desafios fascinantes, onde teremos obstáculos, como campos de asteroides, tempestades solares e planetas inexplorados. Este jogo de tabuleiro combina a emoção da exploração espacial com a intrigante programação de robôs.

5 de abril

Imagina uma aldeia onde o vento dança nas pás de turbinas eólicas, os raios do sol são habilmente capturados por painéis fotovoltaicos e os resíduos são transformados em fontes de energia. Visualiza ruas iluminadas por luz LED eficiente e casas aquecidas por energia limpa. Esta é a visão que queremos tornar realidade, onde a sustentabilidade é a chave para uma comunidade próspera e um planeta mais saudável.

 

   

9 aos 12 anos

25 de março

Os antepassados portugueses quando navegavam, por mares nunca dantes navegados, utilizavam as estrelas para se guiarem. A verdade é que as constelações serviam de referência para os navegadores. Cria a tua constelação num circuito original, em que o brilho vem de um díodo. Com a proximidade da Páscoa, também os nossos antepassados degustavam o doce folar, manjar “quase” obrigatório na mesa das famílias portuguesas, e na nossa Cozinha é um Laboratório também.

26 de março

Sempre ouvimos dizer que os insetos polinizadores são muito importantes para a manutenção dos ecossistemas terrestres. O que é que estes animais têm de tão especial? Vamos observar ao microscópio alguns responsáveis pela polinização e perceber como tudo acontece. Utilizando um dos produtos colaterais da polinização - o mel - cria um produto hidratante. Sem precisar de recorrer à microscopia, temos mais uma missão para ti: enquanto estavas no laboratório, um precioso asteroide foi roubado das exposições. A tua missão é recuperá-lo!

27 de março

A Cozinha é um Laboratório é um estúdio de criação e tu, um artista culinário. Nesta narrativa saborosa, serás conduzido pelo simples ato de confecionar um bolo transformando-o numa experiência deliciosamente encantadora. Numa reviravolta emocionante, deixamos para trás a cozinha para entrar numa nave espacial em direção à lua e num submarino para chegar às profundezas do oceano. Qual destas viagens te parece mais difícil? Explorar a Lua, tornou-se uma realidade mais tangível do que alcançar o enigmático fundo marinho. Combinando física, matemática e engenharia desafiamos-te a criar um submarino capaz de explorar o oceano.

28 de março

Hoje entramos no mundo onde os terrários não são apenas recipientes de plantas, mas portais para reinos microscópicos de beleza e mistério, onde a natureza floresce num espetáculo de vida em miniatura. O desafio é mergulhar nesta harmonia entre homem e meio ambiente, onde o futuro da biodiversidade poderá repousar nas tuas mãos. Para além das plantas, também os robôs vão estar cada vez mais presentes nas nossas casas no futuro. Num mundo onde a tecnologia molda o amanhã, surge um empolgante desafio: a arte de programar robôs! Cada linha de código é uma promessa de inovação, cada algoritmo um convite para explorar o conhecimento e a criatividade. Preparado?

1 de abril

Na cozinha, onde todos os ingredientes se transformam, iniciamos mais uma odisseia. Ao escolhermos os ovos como protagonistas, propomos criar uma sobremesa que transcende as expectativas. Afinal, quem disse que os ovos da Páscoa estão exclusivamente ligados ao universo do chocolate? Temos ainda um desafio: dominar o JavaScript. Uma introdução à linguagem que alimenta a dinâmica da web. Terás de enfrentar erros de sintaxe, resolver quebra-cabeças de lógica e, à medida que superas cada obstáculo, estarás mais próximo de te tornares num super programador.

2 de abril

O processo de criar um perfume é uma dança de fragrâncias, um ritual que ultrapassa uma simples mistura de óleos essenciais. No laboratório, cada gota é uma nota musical, e o desafio será compor uma sinfonia que captura a essência da tua personalidade. Entretanto está na altura de ir até ao exterior do Pavilhão: não te esqueças dos binóculos! No mundo das aves, a diversidade é a verdadeira estrela do espetáculo. Desde os rouxinóis, com as suas notas melodiosas, até aos beija-flores, que desafiam a gravidade, cada espécie traz consigo um conhecimento único. Enquanto investigamos e apreciamos a sua variedade de cores, tamanhos e cantos criaremos um refúgio para que estes se abriguem e desfrutem de uma refeição de forma bem confortável.

3 de abril

Bem-vindo à gASTRONOMIA, onde os sabores são estrelas num banquete cósmico. Esta viagem culinária vai levar-nos a explorar uma deliciosa diversidade de planetas comestíveis e as suas fascinantes curiosidades galácticas. Após esta surpreendente experiência, é hora de estender a animação a um entusiasmante jogo, onde os gestos se tornam em naves e as expressões faciais em estrelas. A diversão será tão vasta quanto o próprio Universo.

4 de abril

Imagina mergulhar num universo aquático invisível a olho nu, onde vivem os microcrustáceos. Podes não acreditar, mas sob a lente de um microscópio, surge um mundo vibrante, repleto de seres minúsculos que desempenham papéis cruciais nos ecossistemas aquáticos. Inspirados pelos encantos do mundo subaquático vamos dar espaço à criatividade e criar um incrível espetáculo marinho onde os peixes dançam, as algas ondulam e um motor dará vida a este universo aquático que existe na tua imaginação.

5 de abril

Chegou o dia da Missão Lunar, onde a tua coragem, aliada à ciência e tecnologia, se unem para realizar feitos extraordinários. Um projeto destemido que levará a exploração espacial a um novo patamar e a audácia será a tua principal aliada. O desafio não é para todos. Viajaremos até à Lua onde, em equipa, terás de construir um modelo capaz de transportar em segurança um objeto super frágil, sem um arranhão.

6 aos 8 anos

25 de março

Já pensaste em transformar a beleza natural dos legumes e frutas em verdadeiras obras de arte? Agora, a oportunidade está ao teu alcance! Junta-te a nós numa atividade emocionante de extração de pigmentos de alimentos, onde vamos explorar as cores vibrantes escondidas em cada pedacinho da natureza. Mas para podermos extrair, é necessário primeiro descobrir os segredos da agricultura biológica enquanto te aventuras no fascinante mundo do cultivo de morangos.

26 de março

Bem-vindos à incrível jornada, numa atividade emocionante que combina a aprendizagem sobre o espaço com o irresistível mundo das frutas! Prepara-te para uma experiência intergaláctica única, onde cada mordida é uma viagem pelos planetas do nosso Sistema Solar. Prosseguimos com a nossa expedição, e vamos descobrir os segredos da camuflagem e como é usada por animais e plantas para se esconderem nos seus ambientes naturais. Desde as cores até aos padrões, explora como a natureza se torna uma verdadeira mestra na arte da invisibilidade.

27 de março

Saudações, Aventureiros! Vem descobrir o incrível mundo das formigas e desvendar como estas pequenas arquitetas criam os seus formigueiros. Numa experiência única, destacaremos a importância do trabalho em equipa, e inspirados nas colónias de formigas iremos construir hotéis de insetos. Estes seres vivos, apesar de pequenos e muitas vezes desprezados, são de extrema importância para os ecossistemas e, consequentemente, para o Homem.

28 de março

Dia de lançar foguetes para o espaço! Transforma a tua mesa de trabalho num centro de lançamento espacial, onde cada folha de papel se torna a matéria-prima para a criação do teu próprio foguetão. Desperta o astronauta que há em ti e embarca nesta jornada espacial! E como uma alimentação saudável é extremamente importante para os astronautas vamos ensinar-te como conservar os teus alimentos com recurso aos produtos que tens na prateleira da despensa. Vamos até à Cozinha é um Laboratório aprender a esterilizar embalagens e preservar alimentos.

1 de abril

Num espetáculo de cores e texturas, as penas e os ovos são verdadeiras obras-primas da evolução ao longo de milhões de anos, desenhadas pela natureza para desempenhar papéis tão variados quanto espetaculares. Embarca nesta aventura connosco e vem descobrir que penas e ovos não são exclusivo das aves. Por falar em ovos… É oficial: raptaram o Ovo Mistério! Necessitamos urgentemente de recuperá-lo antes que seja tarde demais. Se tens competências para enfrentar dificuldades e trabalhar sobre pressão, és a pessoa indicada para integrar a nossa equipa de investigação.

2 de abril

Embarca numa aventura única onde a beleza da natureza encontra a expressão artística da cianotipia. Nesta experiência cativante, as plantas tornam-se protagonistas, revelando os segredos do processo fotográfico antigo. Deixa-te envolver pela fusão entre a ciência e a arte! E de seguida, veste a jaleca e vem ser um mestre confeiteiro na nossa cozinha, surpreendendo os teus sentidos com uma iguaria confecionada com flores! Embarca nesta jornada deliciosa e nutritiva que não agrada apenas o paladar, mas também nutre o corpo com ingredientes saudáveis.

3 de abril

Descobre ao incrível mundo das plantas carnívoras. Estes seres vegetais desafiam as expectativas e surpreendem com a sua natureza única e voraz. Será que as plantas carnívoras sobreviveriam numa nave espacial? E tu sobreviverias? Tal como um verdadeiro astronauta, precisas de ser submetido aos testes mais exigentes para averiguarmos se estás apto a descolar. Num ambiente de microgravidade, beber um copo de água é realmente uma aventura. E como será tomar banho, fazer refeições ou até mesmo dormir?

4 de abril

Sabes qual a diferença entre alergia e intolerância? O que é o glúten e a lactose e em que alimentos os podemos encontrar? Na Cozinha é um Laboratório iremos abordar estas questões, e perceber porque algumas pessoas têm dificuldade em digerir alguns alimentos, quais as consequências para o organismo e que alternativas adotar para o bem-estar do nosso sistema digestivo. Mas não ficamos por aqui. Está na hora de embarcar numa jornada cósmica cheia de emoção, desafios e estratégias fascinantes! Os jogadores enfrentarão obstáculos como campos de asteroides, tempestades solares e planetas inexplorados. Este jogo de tabuleiro combina a emoção da exploração espacial com a intrigante programação de robôs.

5 de abril

Imagina uma aldeia onde o vento dança nas pás de turbinas eólicas, os raios do sol são habilmente capturados por painéis fotovoltaicos, e os resíduos são transformados em fontes de energia. Visualiza ruas iluminadas pela luz de LEDs eficientes e casas aquecidas por tecnologias limpas. Esta é a visão que queremos tornar realidade. Junta-te a nós nesta jornada emocionante, onde a sustentabilidade é a chave para uma comunidade próspera e um planeta mais saudável.

 

   

9 aos 12 anos

18 de dezembro 

Tudo a postos para descolar? Antes de iniciares a tua viagem pelo Espaço, precisas de treinar algumas aptidões de astronautas: destreza, motricidade fina, rápido raciocínio e força. Entra na nossa exposição espacial e treina como um verdadeiro cientista e astrónomo. Mas a tua missão não termina aqui! Vais precisar destes ensinamentos para conseguires completar o resgate espacial, mas cuidado… o Espaço pode ser perigoso!

19 de dezembro 

Nos filmes de ficção científica vemos, muitas vezes, hologramas, mas estes existirão na realidade? Será que é necessária uma tecnologia assim tão avançada para projetar estas imagens em 3D? Depois desta jornada, nada melhor do que uma viagem gastronómica pelo Espaço. Será que os astronautas podem comer de tudo enquanto estão nas suas viagens espaciais? Vamos descobrir e preparar algumas receitas cósmicas e deliciosas por toda a Via Láctea na nossa cozinha “espAcial". 

20 de dezembro 

A visão é o sentido responsável pela perceção de imagens e captação luminosa. Vem até ao nosso Laboratório investigar como este fenómeno acontece e descobrir algumas curiosidades. Através da visão, conseguimos apreciar paisagens lindíssimas. Há mais de 300 anos, os investigadores quiseram ir mais longe: ter acesso à vista incrível que os pássaros tinham em voo e, por isso, inventaram os paraquedas. E se te disséssemos que, com alguns materiais do dia a dia, consegues fazer um paraquedas funcional?

21 de dezembro 

Uma das melhores coisas que o Natal traz, para além das prendas, são docinhos maravilhosos. Um dos bolos que está sempre presente na mesa de Natal é o bolo rainha. No Pavilhão do Conhecimento temos uma receita, ainda mais deliciosa, que nos foi trazida pela nossa robô VIVA. Vem pôr mãos à obra e aprender a fazer este bolo especial. E por falar em momentos especiais… sabes quais foram os momentos mais marcantes da origem do Universo? És capaz de os ordenar e fazer um calendário do Universo?

22 de dezembro 

O planeta azul é o terceiro planeta do Sistema Solar que engloba um total de 8 planetas que orbitam em volta do Sol. A Terra encontra-se a, aproximadamente, 150 milhões de quilómetros desta estrela anã. O teu desafio será construir uma pequena representação do Sistema Solar tendo em conta as características de todos os planetas e as suas distâncias. Vamos a isso?

26 de dezembro 

O que se esconde debaixo do solo? Os geólogos são os cientistas que estudam a história da Terra através do que fica registado nas rochas. Estes investigadores desvendam segredos incríveis do passado. Vem descobrir como é constituído o nosso planeta e confecionar uma deliciosa “Terra” comestível. Por falar em Terra… sabias que o nosso planeta é capaz de atrair os corpos que o rodeiam devido ao seu campo gravitacional? De uma forma simples, vamos mostrar-te como funciona este fenómeno.

27 de dezembro 

O que há no Sistema Solar? E a que distância do Sol estão os diferentes planetas? Vais relacionar a velocidade dos planetas com a distância ao Sol e, ainda, determinar a distância da Nuvem de Oort. Cabe tudo no Universo? Agora, imagina um lugar completamente vazio, sem objetos, planetas, estrelas, galáxias ou até mesmo luz. Será que é possível existir um lugar “cheio” de um vazio absoluto? Juntos iremos comprovar a existência do nada: o vácuo. 

28 de dezembro 

Vem viver uma incrível aventura científica que liga o Espaço e a Terra. Mergulha no mundo da robótica, construindo uma réplica de um rover – veículo que explora Marte – para melhor compreenderes os desafios associados à exploração espacial. De seguida, regressa à Terra para construíres um candeeiro de lava que te vai ajudar a perceber o dinamismo do interior do nosso planeta.

29 de dezembro 

Neste dia, vamos procurar estimular as tuas capacidades intelectuais e o teu paladar. Preparámos um quizz científico onde vais aprender factos interessantes e importantes sobre os mais variados temas científicos. Para que o teu dia seja ainda mais animado terminaremos com um mocktail muito colorido e saboroso. Mas fica atento… os líquidos não são todos iguais! 

 

Envie-nos um e-mail pelo nosso formulário ou contacte-nos pelos números:

21 891 71 04

Inscrições
      1 dia       1 semana (5 dias) 1 semana (4 dias)*

45€

185€

165€

 

* válido entre 25 e 28 de março

10% de desconto para membros dos   Circuitos Ciência Viva , para filhos de colaboradores de empresas sediadas no Parque das Nações ou a partir da inscrição do 2.º filho.

A inscrição e o envio do comprovativo de pagamento respetivo têm de ser efetuados até às 14.00 de 4.ª feira da semana anterior à realização das atividades. Por motivos logísticos, não nos é possível aceitar inscrições que excedam este prazo.

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Subscrever newsletter Subscrever newsletter