Forças para que vos quero

Famílias com crianças



VOLTAR

Forças para que vos quero


No Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, as fantásticas leis da física estão ao alcance de toda a família. Força gravítica, força de atrito, tensão, força do vento, todas as forças estão em exposição! Até a inesgotável “força de vontade” vai ser posta à prova!

1. Miúdos e graúdos em equilíbrio

O corpo humano apresenta alavancas nos braços, nas pernas e nos pés. Sem estas alavancas, criadas pelos ossos, músculos e cartilagens, não conseguiríamos andar. A primeira alavanca registada na história, para construção, chamava-se “shaduf”, foi criada há 5 000 anos e servia para tirar água do rio Nilo.

O Balancé da exposição Tcharan! Circo de experiências não tira água de rio nenhum, mas permite equilibrar miúdos e graúdos.

 

2. Fortes como leões

Na Antiguidade, os gregos e os egípcios levantavam pedras, colunas e esculturas com mais de meia tonelada. Os primeiros guindastes e gruas eram sistemas de roldanas. Acionada por uma corda, a roldana gira em torno de um eixo, transferindo movimento, força e energia a outro objeto, assim diminuindo o esforço na deslocação deste. Quanto maior o número de roldanas, fixas ou móveis, menor será a força necessária para içar um objecto.

Fortes como leões é como nos sentimos na Marioneta de Hércules: com a ajuda de roldanas, gera-se força de sobra para levantar um adulto do chão.

 

3. Escaladores natos

Nesta família todos são Super escaladores. Força de atrito, força da gravidade ou força muscular, todas são necessárias para se manterem na parede de escalada. Na parede de escalada, o atrito é um facilitador, a rugosidade das rochas e a sola de borracha dos sapatos ajudam a manter o contacto com a parede e a não escorregar…. Se a tarefa for arrastar um móvel numa sala, quanto maior for o atrito, mais difícil será.

 

4.Engrenagens em movimento

Os primeiros exemplos de engrenagens datam do século 4 a.C., na China. Uma roda dentada é uma peça de máquina, com dentes cortados ou inseridos que engrenam com outra peça dentada para transmitir força. Se as rodas dentadas forem todas do mesmo tamanho, apenas alteram a direção do movimento provocado. Para se maximizar a força aplicada, as rodas dentadas terão de ter tamanhos diferentes.

Uma engenhoca nunca vem só, e na Máquina gigante encontram um sem-fim de engenhocas. Uma roda dentada, roldanas, rampas, rodas, escorregas, tudo está em perfeita sintonia neste gigante da engenharia.

 

5. Cabeça no ar

Há ventos e ventos!

Nos Tubos de vento toda a família constrói e testa as capacidades aerodinâmicas das suas invenções. Chegar a um equilíbrio entre a força do vento, a gravidade e a resistência do ar é o objetivo neste vendaval da Dòing.

 

6. Arte da física

Parece louca, a Máquina de rabiscos? Na realidade, está desorientada porque não consegue controlar o seu movimento. O seu centro de massa está deslocado do centro geométrico, provocando este tipo de movimento aleatório. E que tal experimentar?





O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo