Preparação e Marcação de Visitas

 

Para preparar a sua visita, com acompanhamento do nosso serviço educativo, contacte-nos previamente através do email.

De terça a sexta (sábados e domingos após confirmação), realizam-se visitas acompanhadas para educadores, professores ou técnicos. Os interessados deverão fazer marcação e indicar o(s) tema(s) ou a(s) exposição(ões) que pretendem visitar. A visita é gratuita.

O Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva também disponibiliza apoio na preparação de visitas que integrem alunos com necessidades educativas especiais (surdez, cegueira ou deficiência mental).

A título de sugestão, indicam-se cinco aspectos a considerar na preparação da visita:

 

1º - aspecto:

Seleccione as exposições / módulos que melhor se adequam aos objectivos que pretende atingir e à faixa etária do grupo. Todas as exposições são acessíveis a todas as faixas etárias, devendo ser feita uma abordagem adaptada às idades do grupo

2º - aspecto:

Consulte as imagens e a descrição dos módulos em Exposições.

3º - aspecto:

Elabore um guião de visita e organize grupos de trabalho. Poderá encontrar algumas sugestões em Recursos Educativos.

4º - aspecto:

O sucesso de uma visita depende também do envolvimento dos alunos com o espaço que estão a visitar. Por isso, informe sempre os seus alunos sobre o que vão visitar e quais os objectivos da visita.

5º - aspecto:

Para que a visita de TODOS os que se encontram no Pavilhão seja o mais agradável possível, informe os alunos sobre as normas de funcionamento do Pavilhão e distribua o plano de visita.

 

Perguntas frequentes

 

01 - Quais as vantagens de fazer a marcação on-line?

O atendimento e a confirmação da reserva é muito mais rápido e recebe no seu email as informações sobre a visita ao Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva. Fica com o processo todo documentado no seu e-mail. Não se esqueça de guardar o número da reserva.

 

02 - Existe outra forma de marcação?

Recomendamos vivamente que faça a sua marcação on-line. No entanto, se precisar de contactar com um dos nossos assistentes, poderá ligar para o 21 891 71 04 ou escrever um e-mail

 

03 - Já fiz a minha marcação de visita mas quero alterar alguns dados. É possível?

Sim, através de telefone ou email. Deverá fazê-lo com brevidade para não prejudicar outras visitas.

 

04 - Qual é o preço da visita?

Pode consultar os preços aqui.

 

05 - Como é feito o pagamento?

O pagamento deve ser feito na bilheteira no dia da visita, em numerário, por cheque ou por multibanco.

 

06 - Qual o número mínimo de pessoas por grupo?

O grupo deverá ser constituído no mínimo por 10 pessoas para beneficiar do desconto para grupos. Poderá marcar visitas para grupos mais pequenos, mas não será aplicada a redução no preço dos bilhetes.

 

07 -Quantos professores devem acompanhar a visita escolar?

Os grupos escolares deverão ser acompanhados, em média, por um professor por cada 10 alunos.

 

08 - Os professores que acompanham a visita têm entrada gratuita?

Sim, a entrada é gratuita para os professores, educadores e assistentes operacionais que acompanham a visita, num racional de um acompanhante gratuito por cada 10 alunos.

09 - Posso visitar previamente as exposições para preparar a visita?

Sim, aconselhamos os professores a visitar previamente as exposições, para melhor prepararem a visita do grupo escolar. A entrada é gratuita.

 

10 - A que faixa etária se destinam as exposições e quais os conteúdos abordados?

O Pavilhão do Conhecimento tem três exposições permanentes: o Explora, o Brincar Ciência e a Dóing - Oficina Aumentada. Para além das exposições permanentes, existem também exposições temporárias sobre diversos temas de ciência e tecnologia. Para melhor preparar a sua visita, aconselhamos que visite previamente as nossas exposições de forma gratuita. Poderá ainda encontrar mais informação na secção Exposições.

 

11 - Posso visitar mais do que uma exposição? O preço é o mesmo?

Sim, poderá visitar mais do que uma exposição sem qualquer custo adicional. O número de exposições a visitar depende do tempo que pretende passar no Pavilhão do Conhecimento.

 

12 - Qual a duração média de uma visita às exposições?

A visita às exposições tem uma duração média de 1h30min e está previsto que cada grupo permaneça aproximadamente 30 min em cada sala expositiva (no caso de visitar três exposições). Caso pretenda visitar apenas duas exposições o tempo médio de permanência em cada sala passa a 45 minutos. É possível a realização de visitas com outra duração, estando sujeitas à disponibilidade do Pavilhão do Conhecimento. Para visitas mais longas consulte, por favor, os nossos assistentes.

O acesso dos grupos escolares à Dóing  - Oficina Aumentada está sujeito a marcação prévia e limitado a 60 participantes por hora, de acordo com os intervalos de tempo definidos.

 

13 - Há visitas guiadas?

O Pavilhão do Conhecimento não disponibiliza visitas guiadas às exposições. No entanto, irá encontrar os nossos monitores nas áreas expositivas sempre prontos a ajudá-lo.

 

14 - Para além da visita às exposições, posso fazer outras actividades, como laboratórios ou ateliês?

Sim, poderá fazer actividades laboratoriais, participar na Cozinha é um Laboratório ou noutras actividades educativas dirigidas ao público escolar. Consulte o asa nossas actividades escolares para mais informações, sendo que a marcação não poderá ser feita através do formulário online.

Por favor, informe-se com os nossos assistentes ou pelo 21 891 71 04.

 

15 - O Pavilhão do Conhecimento é acessível a pessoas com necessidades especiais?

Sim. Para melhor preparar a visita de alunos com necessidades especiais (surdez, cegueira ou deficiência mental), contacte previamente a Equipa Educativa através do email ou para o telefone 21 891 71 00.

 

16 -Qual o acesso para os grupos escolares?

A entrada de grupos situa-se no piso superior, na entrada principal, com acesso pela rampa e a saída é efectuada pelo piso térreo, do lado do rio.

 

17 - Existe espaço para refeições?

A cafetaria “Café Ciência” apresenta um menu variado de refeições. Poderá ainda utilizar a zona de lanches do Pavilhão do Conhecimento, dependendo da disponibilidade e sem necessidade de marcação prévia.

 

18 - Quais são os passos para marcar uma visita on-line?

Faça uma marcação provisória através do formulário on-line.

Irá receber um e-mail de confirmação com a informação da visita. Confira os dados e siga o link no email para confirmar a visita, pressionando o botão "aceitar". Neste momento, a sua visita está confirmada. Receberá uma confirmação por e-mail com a informação da visita e o número da reserva. Deverá necessariamente apresentar esta informação no dia da visita ou sempre que quiser fazer alterações à sua marcação.

 

 

EFECTUAR MARCAÇÃO




Partilhe





ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se