A cozinha é um laboratório
Madalenas de frutas (deficiência mental, motora e auditiva)
Vamos confeccionar madalenas de fruta. Laranja, frutos vermelhos, maçã e banana são algumas das frutas que utilizamos. Ao mesmo tempo identificamos os diferentes nutrientes e aprendemos o que lhes acontece ao longo do sistema digestivo. Esta experiência é livre de açúcar!
Principais conceitos: nutrição | sistema digestivo | hábitos de alimentação saudável.
Crocantes de chocolate (deficiência mental, motora e auditiva)
De onde vem o chocolate? Nesta actividade vamos fazer uma viagem ao mundo do chocolate, conhecer a sua origem e evolução, as suas variedades, os mitos e crenças que o rodeiam, enquanto testamos as suas propriedades físicas e gastronómicas através da elaboração de receitas simples. Nós fornecemos o chocolate, só precisamos de imaginação!
Principais conceitos: nutrição | propriedades físicas da matéria

Laboratório
Química colorida (deficiência mental, motora e auditiva)
A química pode ser não só colorida, mas também fumarenta e muito surpreendente. Mas, de que forma está presente no nosso dia-a-dia? Nesta actividade, ao explorar as propriedades de diferentes substâncias e dos estados físicos da matéria, os partipantes vão observar reacções químicas produtoras de luz, calor e gases e descobrir a química colorida dos ácidos e das bases.
Principais conceitos: estados da matéria | energia | reacção química | ácido | base
Safari microscópio (deficiência mental, motora e auditiva)
Partindo do mundo do visível, chegamos numa hora ao mundo secreto das células. Várias questões serão levantadas, como qual o objecto mais pequeno que o olho humano consegue observar, qual o tamanho duma bactéria, o que são células, e o que se esconde na água do lago dum jardim. Os participantes poderão ainda observar no microscópio zooplâncton, microalgas, células humanas, e ter um vislumbre do seu ADN. Para finalizar, nada como fazer o auto-retrato fotográfico das nossas células, bastando para tal a máquina fotográfica dum telemóvel!
Principais conceitos: célula | ADN | microrganismos e meio ambiente
Na frequência do som (deficiência mental, motora e auditiva)
Vácuo, morcegos, lasers e arcos eléctricos… o que nos dizem sobre as propriedades do som? Através de um conjunto de experiências, os participantes vão poder visualizar a natureza oscilatória do som, determinar a velocidade a que se propaga, assim como testar e comparar o espectro auditivo humano com o de outros mamíferos.
Principais conceitos: ondas | som | onda estacionária | frequência | comprimento de onda | tímpano | amplitude

Dòing - oficina aumentada
Perdidos no labirinto (deficiência mental, motora e auditiva)
Nesta actividade, os participantes são desafiados a desenhar e montar um labirinto para os robôs atravessarem. Para cumprir a missão com sucesso, cada robô deverá recolher os objectos dispersos e chegar ao fim do labirinto no tempo limite. Que equipa conseguirá o melhor tempo?
Principais conceitos: robôs | orientação espacial | instruções
Techno selva (deficiência mental, motora e auditiva)
Nesta selva está tudo a dormir e os animais são um tanto ou quanto estranhos. Ah! Estas espécies são do futuro e vão ser criadas pelos adultos de amanhã. Para acordar os technobichos usamos os littleBits, um género de “legos” electrónicos que se ligam através de ímanes. Preparem-se…vamos dar vida à selva!
Principais conceitos: biodiversidade | eletrónica | circuito eletrónico
Programação júnior (deficiência mental, motora e auditiva)
Com recurso à linguagem de programação introdutória ScratchJr, é possível produzir estórias e jogos interactivos. A interface gráfica permite criar formas, inserir fotografias, adicionar texto, sons e vozes. Os participantes irão usar blocos de programação para criar e “dar vida” a personagens que se movem, saltam, dançam e até cantam.
Principais conceitos: programação | instruções

Gravidade zero
Chef espacial (deficiência mental, motora e auditiva)
O que comem os astronautas? Como são embalados os alimentos que vão para o Espaço? E será que ali se pode aquecer a comida? Nesta actividade podemos esclarecer estas questões e experimentar comida de astronautas.
Principais conceitos: alimentação saudável | preservação e acondicionamento de alimentos para as missões espaciais

Fotografia ©NASA