ÁTRIO
Ludus ao quadrado - Associação Ludus
Horário: 10.00 > 13:00
Tábuas e tabuadas, jogos e jogadas. Tudo se resolve com lógica e com a ajuda da Associação Ludus.
Geometria divertida
Horário: 10.00 > 17:00
A geometria não tem de ser aborrecida, antes pelo contrário. Convidamos os participantes a vir descobrir a matemática escondida em balões, cartolinas, fios, agulhas, colas e folhas coloridas. Com estes materiais a geometria vai-se concretizando entre as mãos dos participantes e, quase como que por magia, vão surgindo poliedros de vários tamanhos e feitios!
Com:
Maria da Graça Marques – Professora Associada da Universidade do Algarve, com doutoramento em Matemática pela Universidade de Lisboa, na área científica de Álgebra.
Marília Pires – Professora Associada aposentada da Universidade do Algarve, com doutoramento pela Universidade do Algarve, na área científica de Investigação Operacional.
Feira de Livros
Horário: 10.00 > 19:00
Queremos aprender mais sobre matemática? Nada melhor do que ler um livro. Passem no nosso stand de venda de livros e (re)descubram a matemática.
Fotomática - A matemática com ângulo fotográfico
Horário: 10.00 > 00.00
Convidamos o público a fotografar o ângulo mais matemático do Pavilhão do Conhecimento. As fotografias serão exibidas no átrio durante todo o evento, numa junção perfeita entre arte e ciência. O autor ou autora da fotografia mais surpreendente será premiado com os Circuitos Ciência Viva - para partir à procura dos ângulos mais matemáticos dos outros Centros Ciência Viva.
Para participar basta enviar as suas fotografias para comunicacao@cienciaviva.pt ou partilhar nas redes sociais usando as hashtags #DiaDaMatematica #PavilhaoDoConhecimento.
Jogos matemáticos sem fronteiras
Horário 10.00 > 00.00
Preparados para “jogos sem fronteiras”? Junte a sua equipa para resolver puzzles, cálculos mentais e corridas aritméticas, no menor tempo possível. Cada grupo poderá escolher o seu
joker
e desafiar os amigos e colegas em diversos jogos matemáticos.
"Donald Duck in Mathmagical Land"
Horário: 11.00; 12.00; 15:00; 17:00; 21:00; 23:00
O pato Donald não gosta de matemática, mas vai embarcar numa fantástica aventura ao descobrir este admirável mundo clássico.
Três momentos cintilantes na Matemática europeia
Horário: 11.00 > 12.00
Jorge Buescu vai trazer e mostrar-nos três brilhantes pérolas do nosso passado matemático.
Com:
Jorge Buescu nasceu em Lisboa em 1964. Licenciou-se em Fìsica na Faculdade de Ciências de Lisboa em 1986, concluiu o Mestrado em Matemática no Instituto Superior Técnico em 1991 e doutorou-se em Matemática na Universidade de Warwick em 1995. É professor no Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico há vinte anos, sendo atualmente Professor Associado com Agregação. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática e é Vice-Presidente da
European Mathematical Society.
Publicou centenas de trabalhos científicos em revistas internacionais, incluindo artigos pedagógicos e de divulgação. Também é autor de livros como
Amor, Matemática e outros portentos
(Gradiva 2022). Recebeu o Prémio Rómulo de Carvalho de Investigação e Divulgação e foi nomeado Membro Correspondente da Ordem dos Engenheiros e eleito sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa em 2022.
Mesa redonda: “A matemática escondida no dia a dia”
Horário: 18.00 > 19.30
A matemática está em todo o lado e nesta mesa redonda vamos prová-lo, desvendando as aplicações reais da matemática no nosso dia-a-dia.
Participantes:
Joana Vaz Pais (ISEG)
- Economia
Economista e Professora de Economia no ISEG, Lisbon School of Economics and Management, da Universidade de Lisboa, onde coordena o XLAB-Behavioural Research Lab, o laboratório do consórcio português PASSDA (Production and Archive of Social Science Data). Investigadora do REM-Research in Economics and Mathematics, trabalha em teoria dos jogos e desenho de mercados, economia experimental e economia comportamental, tendo publicado sobre temas nestas áreas em revistas científicas como
Economic Theory, Experimental Economics, Games and Economic Behavior e International Economic Review
. Tem integrado vários projetos de investigação nacionais e internacionais, coordenando atualmente o projeto "Percepções de (in)justiça: mercado de trabalho, políticas contra a discriminação e algoritmos", financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Manuel Carmo Gomes (FCUL)
- Epidemiologia
Professor de Epidemiologia de Doenças Infecciosas em Ciências, Universidade de Lisboa. Licenciado em Biologia (1981), mestre em probabilidades e estatística (1986) e doutorado em Biologia (1991). Colabora com as autoridades de Saúde desde 1998, como membro da Comissão Técnica de Vacinação. Tem contribuições e publicações sobre o controle de doenças infecciosas em Portugal, com destaque para o sarampo, a tuberculose, a vírus do papiloma humano, a difteria, a tosse convulsa e o meningococo. Participou em quatro revisões do Programa Nacional de Vacinação, ocorridas desde 2000. Recentemente, participou no estudo da pandemia COVID-19 em Portugal, com publicações nas revistas
Nature Communications, Lancet Infections Diseases
e
New England Journal of Medicine.
Luísa Coheur (INESC ID)
- Computação e processamento de linguagem
Luísa Coheur nasceu em Lisboa, adora ensinar e é uma apaixonada por boas histórias. É licenciada em Matemática Aplicada e Computação pelo Instituto Superior Técnico (IST) e doutorada pelo IST e pela Université Blaise-Pascal na área de Processamento da Linguagem Natural. É professora associada do Departamento de Engenharia Informática do IST e investigadora no INESC-ID. Está atualmente a fazer a pós-graduação “Pedagogia do Ensino Superior” do Instituto de Educação. Como acredita que a ciência deve estar ao serviço do bem público, está a desenvolver, entre outros, um tradutor de Português para Língua Gestual Portuguesa. Apercebeu-se recentemente que pode contar belas histórias nos materiais que prepara para os seus alunos. Quando tem tempo, no verão, escreve. Tem três livros e dois contos (não científicos) publicados.
Carlota Simões (UC)
- Música
Professora no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra. É licenciada em Matemática pela Universidade de Coimbra e doutorada em Matemática pela Universidade de Twente (Países Baixos). Como formação musical, tem o Curso Complementar de Música (Piano) pelo Conservatório de Música de Coimbra. Durante o período 2007-2019, fez parte da Direção do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Atualmente é Membro Correspondente da Classe de Artes, Letras e Ciências da Academina de Marinha e faz parte do "
International Day of Mathematics Governing Board".
Tem como principais interesses a história e a divulgação da ciência.
Moderação:
Ricardo Vilela (Ciência Viva)