O Pavilhão do Conhecimento envolveu mais de 100 000 pessoas em ações que desenvolveu em espaços exteriores.
Este registo vem, mais uma vez, reforçar os últimos resultados do
Eurobarómetro
, que apontam Portugal como o segundo país da Europa que mais visita centros de ciência e o líder da União Europeia em literacia científica. Enquanto, em 2005, a percentagem de visitas a centros de ciência se fixava nos 6%, em 2021, esse número disparou para 59%. A existência de uma Rede Nacional de Centros Ciência Viva contribui, certamente, para os resultados.
De ressalvar ainda que, ao longo de 2023, foram solicitados mais de
1 700 bilhetes solidários
. Desde a implementação da
Bilheteira Solidária
no Pavilhão do Conhecimento – que, em julho de 2023, foi alargada a toda a Rede de Centros Ciência Viva – foram entregues
mais de 3 100 bilhetes
. Imediatamente abaixo dos portugueses, são os visitantes provenientes da Ucrânia que mais têm aderido à iniciativa (44%).
Sob o lema "Porque a Ciência é para tod@s", a Bilheteira Solidária, no Pavilhão do Conhecimento, garante diariamente 20 entradas gratuitas a título individual ou a famílias. Esta iniciativa surge em resposta à realidade atual, prevendo que qualquer pessoa, incluindo quem se encontre em deslocação forçada pela complexa situação global, tenha acesso ao conhecimento... aqui, onde gostamos de transformar o conhecimento em janelas!
Facilitar o acesso do maior número de pessoas à ciência inscreve-se na missão da Ciência Viva, criada há 27 anos para promover a cultura científica e tecnológica na sociedade. Os 21 Centros Ciência Viva do país respondem positivamente a este desafio, acompanhando de perto o crescente interesse das famílias, dos turistas e das escolas nas suas iniciativas de promoção da ciência.
04-01-2024