O Pavilhão

 

O Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva é um espaço de divulgação científica e tecnológica e situa-se no edifício que, durante os 132 dias da EXPO´98, foi um dos mais emblemáticos pavilhões temáticos - o Pavilhão do Conhecimento dos Mares. Durante a Exposição Internacional de Lisboa, os visitantes puderam fazer uma viagem de exploração pelos mares na sua perspectiva história, técnica e humana tendo estado exposto na nave central um barco dos estaleiros de São Jacinto.

Com efeito, o Pavilhão do Conhecimento dos Mares, com projecto arquitectónico do atelier J.L. Carrilho da Graça e com concepção expositiva do atelier ARX Portugal, foi, com os seus 2.543.914 visitantes, um dos mais visitados da EXPO´98.

A 25 de Julho de 1999 reabre as portas ao público como Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva e desde então pretende ser – a par dos outros espaços que no Parque das Nações continuam a desenvolver acções que diariamente mobilizam milhares de visitantes - um núcleo de interesse, um pólo de atracção e um parceiro qualificado na promoção da educação científica e tecnológica na sociedade portuguesa.

Grandes exposições temáticas nas áreas da Física, Matemática, Química, Biologia e Ciências Sociais e centenas de módulos interactivos tornam este centro numa casa de ciência para todos. Actividades no Laboratório e na Cozinha que também é um laboratório, conversas com investigadores, actividades experimentais, dias temáticos, projecção de filmes e peças de teatro onde a ciência é o guião completam a restante programação.

Ao longo dos anos várias figuras emblemáticas visitaram este espaço de divulgação científica, tais como António Guterres, Bill Clinton, Bill Gates, os nóbeis Ada Yonath, Robert Huber e Arthur McDonald e os astronautas Eugene Cernan, Paolo Nespoli e Scott Parazynski.

 O Pavilhão do Conhecimento é parte integrante da Rede Nacional de Centros Ciência Viva, que conta com 20 centros de ciência distribuídos por todo o território nacional.

 

 


?

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se

icom logo

icom logo


Fechar vídeo

INFORMAÇÃO AOS VISITANTES



Em atenção permanente à evolução da situação, a Rede Nacional de Centros Ciência Viva tem vindo a cumprir todas as medidas e comportamentos aconselhados pelas autoridades de saúde. Neste sentido, e para dar o seu contributo para o esforço de contenção da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde, nomeadamente para reforço das medidas de distanciamento social recomendadas, informamos os nossos visitantes que o Pavilhão do Conhecimento estará encerrado ao público, preventivamente, entre os dias 13 de Março e 6 de Abril, inclusive.

Até lá, e conscientes da missão da Ciência Viva para a cultura científica na sociedade portuguesa, continuaremos a reunir aqui informação útil e fidedigna sobre o COVID-19, esclarecendo as principais dúvidas da população com o apoio da comunidade científica. Porque a cultura científica protege.
-->