O edifício

 

Com o edifício do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, o arquitecto, João Luís Carrilho da Graça, obteve o Grande Prémio do Júri FAD 1999, em Barcelona. As 14 obras finalistas do sector de Arquitectura deste concurso, caracterizam-se pelo seu carácter despojado, muitas vezes minimalista, fiéis à tradição racionalista da arquitectura bastante apreciada na Catalunha. O júri considerou que esta obra representa um momento de emoção, num contexto em que se misturam simplicidade e complexidade originando um espaço arquitectónico de elevado nível. O prémio foi dado a um edifício emblemático, representativo da mudança arquitectónica que aconteceu em Lisboa com a EXPO'98.

"Carrilho da Graça, Solá-Morales y Pla, galardonados en los FAD de Arquitectura",
La Vangua dia, 30 Junho 1999.

 

Com a reestruturação do Foyer do Pavilhão do Conhecimento em 2010, o atelier P-06 alcançou o SEGD* Design Awards 2011 que premeia o melhor design em comunicação para espaços edificáveis. O projecto Skin foi um dos 7 projectos que recebeu o Prémio de Honra por ente mais de 400 candidaturas. Em colaboração com a Arquitectos JLCG, responsáveis pela renovação do Pavilhão, o atelier P-06 foi desafiado a criar uma “pele” ambiental para o espaço multifuncional da entrada. Inspirado pela constante interacção entre profissionais de museus e visitantes, muito próprias deste tipo de espaços, o atelier P-06 adoptou a língua universal dos códigos de computador ASCII criando 230 pés, do chão ao tecto, de “pele” perfurada com diferentes caracteres. Esta parede gráfica gera interesse visual aos espaços que esconde – escritórios, laboratórios, salas de reuniões e salas multimédia.

 

 

ASCII é um código para troca de informações, e um museu é também um lugar de troca de informações", explica Nuno Gusmão, director da P-06." A estética global, as cores e a luz foram pensadas para reflectirem calma suficiente para enquadrar a parede bordada, mas forte o suficiente para sobrepor-se a outros elementos que competem com ela.”

* SEGD, Society for Environmental Graphic Design

 

Outras distinções:

1998 – Prémio Valmor

2000 - Prémio da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, por sermos a primeira instituição do género a estabelecer um bilhete família sem limite para o número de filhos.

 

2001 - Prémio de Homenagem da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, pelos nossos esforços contínuos em tornar o espaço e os nossos serviços cada vez mais acessíveis para todos e por termos monitores especializados para o apoio aos visitantes com necessidades especiais. 
 

2010 - Prémio Rock in Rio Atitude Sustentável 2010 na categoria Educação, em representação da Rede Nacional de Centros Ciência Viva. 

2011 – O Pavilhão foi distinguido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria com o galardão da Inclusão na categoria de boas práticas no mundo do trabalho.



?

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo