Homenagem a Galopim de Carvalho

31 de janeiro 2023 | 18h30-20h00

Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

#dinossauros #pavilhaodoconhecimento

INSCRIÇÕES ESGOTADAS

Com o regresso dos dinossauros ao Pavilhão do Conhecimento, é altura de lembrar e homenagear um outro gigante: o Professor António Galopim de Carvalho. No próximo dia 31 de janeiro, junte-se aos amigos, familiares e antigos colegas do incontornável geólogo para uma celebração do seu legado e da sua vida.

Programa

  • Onde tudo começou

    Viagem através dos sabores e texturas do Alentejo, a região que viu nascer Galopim de Carvalho. Serão mostrados alguns registos fotográficos da sua vida e exibida a extensa coleção bibliográfica da sua autoria.

    18h30 > 18h45

  • Início da cerimónia

    Boas-vindas por Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva.

    18h45 > 18h50

  • Uma vida gravada na pedra

    Exibição do vídeo sobre a carreira de Galopim de Carvalho: “As pegadas do gigante”.

    18h50 > 18h55

  • Um legado intemporal

    Colegas, alunos, entusiastas e pequenos aficionados partilham a paixão pela Geologia e Paleontologia preconizada por Galopim e protagonizam agora um debate pela preservação do património geológico e paleontológico português.

    Intervenções:

     

    Conceição Freitas – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

     

    Octávio Mateus – NOVA School of Science and Technology - FCT NOVA

    Participação especial dos pequenos grandes paleontólogos Miriam (6 anos) e Diogo (13 anos)

     

    Moderação:

     

    Ciência Viva

    18h55 > 19h30

  • Pensar o futuro

    Breve intervenção do “Pai dos Dinossauros”, que contará episódios e histórias das suas batalhas científicas.

    19h30 > 19h40

RESERVE O SEU LUGAR

Biografia

 

António Marcos Galopim de Carvalho é professor catedrático jubilado pela Universidade de Lisboa. Licenciado em Ciências Geológicas pela Universidade de Lisboa, doutorou-se em Geologia na mesma universidade e entre 1961 e 2001 lecionou na sua alma mater, no Departamento de Geologia.

Ao longo dos últimos 30 anos acumulou as funções de diretor do Museu Nacional de História Natural, da mesma Universidade, onde dirigiu diversos projetos de investigação nas áreas da Paleontologia dos Dinossáurios e de Geologia Marinha.

É autor de 21 livros científicos, pedagógicos, de divulgação científica, de ficção ou memórias. Assinou mais de 200 trabalhos em revistas científicas e mais de 150 artigos de opinião em defesa da geologia e do património geológico. Integrou diversos organismos nacionais e internacionais, nomeadamente a comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, foi colaborador dos Serviços Geológicos de Portugal e criou e dirigiu o Laboratório de Sedimentologia do Centro de Estudos Geográficos, do Instituto de Geografia da Faculdade de Letras de Lisboa, entre 1965 e 1981. Foi consultor científico da RTP e da SIC para séries televisivas de divulgação científica na área das ciências da Terra e de diversas Editoras.

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Newsletter


Subscrever Subscrever

icom logo

icom logo
Subscrever newsletter Subscrever newsletter