Comunicado de Imprensa

Celebre o dia mais longo do ano no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva

20 de Junho de 2011



Pavilhão do Conhecimento


Amanhã, 21 de Junho, terça-feira, assinala-se o Solstício de Verão. Acompanhe connosco a passagem pelo meio-dia solar e tenha uma hora de almoço menos ensombrada: é que as sombras vão ser as mais curtas do ano.

Aproveite também a visita ao Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva para participar numa série de actividades gratuitas que giram em torno do astro-rei.

Das 11h00 às 14h00, venha construir o seu próprio relógio e descobrir como é possível medir a passagem do tempo pela observação da posição do Sol.

O que são as manchas solares? João Fernandes, director do Observatório Astronómico de Coimbra, ajuda-o a perceber o que são e quais as consequências que podem ter para a nossa vida na Terra.

Ao matemático grego Eratóstenes (século III a.C.) bastaram uma haste e um instrumento de medida para calcular o meio-dia solar e descobrir com base em comparações o perímetro da Terra. Este mesmo desafio será lançado ao público, que aprenderá a calcular o meio-dia solar.

A partir das 14h30, terá lugar a entrega dos prémios Astronomia Artística, promovidos pela Sociedade Portuguesa de Astronomia para celebrar o Ano Internacional da Astronomia. Foram recebidos trabalhos de 1300 alunos do 1.º Ciclo ao Ensino Secundário. Entre os vencedores encontram-se projectos nas áreas das Artes Plásticas, Multimédia, Conto e Música.

Mais informações em http://www.pavconhecimento.pt

Unidade de Comunicação e Imagem
Catarina Figueira: 96 156 09 26

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Concordo com a politica de privacidade e de tratamento de dados pessoais
Inscreva-se Inscreva-se