Comunicado de Imprensa

Nasce uma escola dentro de um museu: a Escola Ciência Viva

09 de Maio de 2011



Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva



O Pavilhão do Conhecimento acolhe, desde Janeiro, o seu mais recente e inovador projecto: a Escola Ciência Viva.

Este é um projecto educativo da Ciência Viva, a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, pioneiro na Europa. É a primeira escola a funcionar dentro de um museu. Alunos do 1.º ciclo têm aulas num espaço dinâmico e vivo, tirando o máximo partido dos seus recursos: exposições, experiências, actividades, laboratórios e encontros com cientistas, a par dos conteúdos curriculares deste nível de escolaridade.

A apresentação oficial da Escola Ciência Viva terá lugar na próxima quinta-feira, 12 de Maio, às 11h00, no Pavilhão do Conhecimento. Também neste dia será assinado o protocolo entre a Ciência Viva, o Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa, a Direcção Regional de Educação de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa.

Todas as semanas a Escola Ciência Viva abre portas a duas novas turmas do 1.º ciclo do Agrupamento Fernando Pessoa, que aceitou o desafio de integrar esta experiência piloto que a médio-prazo será alargada a outros graus de ensino. Até ao final do ano lectivo, 500 alunos de três escolas têm o privilégio de ter aulas no Pavilhão do Conhecimento.

O balanço dos que já passaram por esta experiência científica é mais do que positivo. Eis alguns testemunhos: "Aqui o tempo é de ouro"; "Fomos a uma sala onde conhecemos um cientista que não tinha óculos"; "Eu achei que a Escola Ciência Viva foi espectacular e está ao mais alto nível do universo inteiro"; "E aprendemos sobre os animais e sobre os olhos e sobre os neurónios".

Na Escola Ciência Viva o espaço do recreio pode ser uma exposição, a aula de ciências pode ser na Cozinha é um Laboratório e os alunos podem ter um astronauta na sala de aula ou dar dois dedos de conversa com um investigador todas as semanas. E até quem sabe conhecer um Prémio Nobel em carne e osso.

Todas estas experiências, vividas num contexto de ensino experimental das ciências, irão potenciar nos alunos que passarem pelos bancos da Escola Ciência Viva o prazer de aprender, experimentar e descobrir o mundo que os rodeia e o porquê das coisas.

Para acolher este projecto, o Pavilhão do Conhecimento foi alvo de obras de restruturação que permitiram criar todas as condições de uma escola viva e moderna.

A Escola Ciência Viva é acompanhada e avaliada de forma contínua por investigadores do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE –IUL. A Comissão Científica da Escola Ciência Viva é formada por personalidades de referência nas áreas da ciência e da educação: Alexandre Quintanilha, Carlos Fiolhais, Ana Maria Bettencourt, Arsélio Pato de Carvalho, Maria do Carmo Fonseca, Manuel Paiva e Maria Helena Costa Salema.

Mais informações em www.escola.cienciaviva.pt


O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Concordo com a politica de privacidade e de tratamento de dados pessoais
Inscreva-se Inscreva-se