Comunicado de Imprensa

Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva recebe a exposição Corpo Imagem

18 de Fevereiro de 2011



Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


No Pavilhão do Conhecimento o corpo humano representa-se em paisagens, fragmentos e algoritmos. É o que acontece quando o Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa reúne na mesma mostra desenhos dos anatomistas do século XIX e as mais recentes imagens que a ciência é capaz de produzir.

No próximo sábado, dia 12 de Fevereiro, às 17h00, o Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva inaugura Corpo Imagem. Através de imagem, vídeo e música original, esta exposição reúne uma série de imagens do corpo humano dos últimos 150 anos.

A exposição está dividida em três momentos:

Corpo Paisagem, o primeiro, abrange o século XIX e as primeiras décadas do século XX. Incide sobre o desenho artístico, científico e anatómico, a técnica dominante numa época em que o anatomista e o artista tinham como únicos instrumentos de observação o carvão e o lápis.

Corpo Fragmento, o segundo momento, é relativo aos finais do século XIX e século XX e marcado pela fotografia e pelo raio X, que vieram revolucionar o conhecimento médico e a representação pictórica do corpo.

Corpo Algoritmo, o terceiro, compreende o final do século XX e o século XXI. Neste espaço os visitantes poderão observar imagens do corpo produzidas por computador a partir de dados numéricos recolhidos por técnicas imagiológicas sofisticadas, como a ecografia 3D ou a ressonância magnética nuclear funcional.

Corpo Imagem é uma exposição promovida pela Ciência Viva em colaboração com o Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e enquadra-se no projecto A Imagem na Ciência e na Arte, da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Na origem da mostra está o estudo do espólio dos desenhos anatómicos e fotografia científica do Museu de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em paralelo com o espólio de desenho antigo da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Esta exposição estará patente no Pavilhão do Conhecimento até 27 de Março.

Mais informações:

Unidade de Comunicação e Imagem
Catarina Figueira – 96 156 09 26

ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se