Comunicado de Imprensa

Começa hoje a Semana da Ciência e da Tecnologia 2010

22 de Novembro de 2010



Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


 

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

A partir de hoje, dia 22, e até 28 de Novembro, a ciência e a tecnologia vão estar na ordem do dia em centenas de instituições científicas, universidades, escolas, associações, museus e Centros Ciência Viva de todo o País. Assinala-se a Semana da Ciência e da Tecnologia 2010.

O Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva associa-se a esta iniciativa com um conjunto de actividades de divulgação científica para todas as idades. Estes são alguns exemplos das acções que pode encontrar neste centro de ciência ao longo dos próximos sete dias.

Na terça-feira, dia 23, saiba como gerir as suas finanças em tempos de crise. Assista ao debate Economia – Portugal vale a pena com o director-adjunto do jornal Expresso e economista Nicolau Santos, às 18.00, no Café Ciência. A entrada é livre.

Na quarta-feira, 24, celebre connosco o Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica. A entrada é gratuita. Participe em diversas actividades experimentais e aproveite para conhecer as nossas sugestões de presentes científicos na Loja do Pavilhão. Este Natal coloque a ciência no sapatinho dos seus familiares e amigos.

Na quinta-feira, dia 25, participe nos ateliês de construção de robots do Instituto Superior de Robótica de Coimbra e assista a uma partida de futebol robótico. E não se esqueça de passar pelo nosso Laboratório para explorar o mundo das nanotecnologias. Na sexta-feira, dia 26, marque presença na apresentação dos livros Breve História da Ciência em Portugal, de Carlos Fiolhais, e Treze Viagens pelo Mundo da Matemática, de Jorge Buescu, Carlos Correia de Sá, Jorge Rocha e António Machiavelo. Saiba também porque razão é importante Ler + Ciência com a PARSUK – Associação de Jovens Investigadores do Reino Unido. Assista ainda à Dança Robótica: Jess.ISR.uc.pt, concebida por um grupo de estudantes do Ensino Secundário que este ano se sagraram campeões mundiais da classe 15-19 anos do RoboCup, Singapura.

No sábado, dia 27, quem manda no Pavilhão do Conhecimento é Rui Horta, coreógrafo e director do centro multidisciplinar de pesquisa e criação O Espaço do Tempo. Das 11.00 às 20.00, as artes performativas vão misturar-se com a ciência numa programação para todas as idades. O bilhete de entrada, válido para todo o dia, custa 1 euro.

Descubra que a electrónica pode ser divertida construindo robots solares em família, ou arme-se de paciência e faça uma mini-horta com caixas de ovos. Assista à performance de uma “bailarina bizarra” e ao espectáculo Local Geographic, uma metáfora de Rui Horta que tem por base a ideia de que “a melhor maneira de nos encontrarmos é perdermo-nos”.

Durante o fim-de-semana visite A Ciência Portuguesa Ilustrada, uma exposição de fotografia promovida pelo Pavilhão do Conhecimento e a National Geographic que dá a conhecer os dez projectos de energias renováveis que estão a tornar o nosso país mais verde e junte-se à conversa com os investigadores.

Sábado e Domingo não vai resistir a entrar na Garagem do Pavilhão do Conhecimento. Seguindo o lema de que a necessidade aguça o engenho, convidámos um grupo de engenheiros, artistas e inventores a transformar um monte de resíduos tecnológicos em máquinas fabulosas com as mais diversas finalidades. Participe você também neste encontro de Engenho & Engenhocas.

Marque a Semana da Ciência e Tecnologia no seu calendário. Esperamos a sua visita!

Programa completo em www.pavconhecimento.pt.

Mais informações:

Departamento de Comunicação Catarina Figueira: 96 156 09 26

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Concordo com a politica de privacidade e de tratamento de dados pessoais
Inscreva-se Inscreva-se