Comunicado de Imprensa

Sexo… e então?! – uma exposição sem tabus no Pavilhão do Conhecimento

13 de Outubro de 2010



Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


 

O que é estar apaixonado? Qual a diferença entre um beijo explosivo e um beijo distraído? O que acontece ao corpo dos rapazes e das raparigas quando chegam à idade do armário? Para que servem os espermatozóides? Será que dar as mãos é fazer sexo? E podemos obrigar alguém a gostar de nós? Rigorosa, atractiva e sem tabus. Assim é a nova exposição do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva.

Sexo… e então?! explica o amor e a sexualidade de uma forma clara e divertida ao público pré-adolescente (dos 9 aos 14 anos) e também diz respeito às famílias, aos educadores e ao público em geral. A inauguração oficial terá lugar na próxima segunda-feira, dia 18, às 18h30, e contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, e da Presidente da UniverScience, Claudie Haigneré.

Dividida em cinco grandes áreas, esta mostra tem a chancela da Cité des Sciences et de l´Industrie de La Vilette, Paris. O rigor científico dos conteúdos foi garantido pela supervisão de um grupo de especialistas em educação para a infância e adolescência que acompanharam a revisão da tradução dos textos originais.

Em Sexo… e então?! os visitantes vão poder ficar no escurinho do cinema e assistir a alguns dos momentos mais românticos da história da sétima arte, observar como reage o feto aos vários alimentos ingeridos pela mãe ou o percurso que um espermatozóide faz até fecundar um óvulo. Os mais desinibidos poderão cantar no “chuveiro” e experimentar as alterações que a voz dos rapazes sofrem na puberdade. Os apaixonados mais envergonhados vencerão a timidez escrevendo e imprimindo uma declaração de amor em jeito de poema em língua fixe ou declaração matemática. Os muito apaixonados vão conhecer a intensidade do seu amor apertando um enorme coração vermelho. Será que no amor vale tudo?

Nesta exposição, que também alerta para a questão da pedofilia, existe ainda uma área interdita aos adultos onde os mais novos poderão conhecer sem tabus o mapa do corpo masculino e feminino, aprender o que é uma erecção e saber a que se referem realmente as raparigas quando dizem que “Estão de bandeira vermelha”. Painéis explicativos mostram, através de ilustrações, como se faz sexo ou qual a função de cada contraceptivo. Será que no amor há regras? Sexo… e então?! pode ser visitada até 28 de Agosto de 2011.

Associada à exposição decorrerão actividades complementares, como debates, palestras e ateliês.

Mais informações em www.pavconhecimento.pt

Departamento de Comunicação: Catarina Figueira – 96 156 09 26

ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se